2013/05/15

DarkTimer - App para Impressão de Fotografias


Longe vão os tempos em que as impressões fotográficas eram sinónimo de processos químicos feitos num quarto escuro, com ampliadores a projectar os negativos sobre papel fotográfico foto-sensível. Hoje em dia a maior parte das pessoas já se converteu às vantagens e comodidade da fotografia digital, mas ainda assim há um grande número de entusiastas que mantêm os seus pequenos estúdios caseiros. A simplicidade da revelação e impressão da fotografia a preto e branco continua a cativar as pessoas que preferem um contacto mais físico com a fotografia, onde se pode ter total controlo sobre todo o processo de revelação e impressão, usando muitas das técnicas que deram origem às ferramentas que hoje em dia são replicadas digitalmente em programas como o Photoshop.

A app DarkTimer para iPhone vem facilitar a vida do fotógrafo na hora da impressão, especialmente quando se utiliza o processo Split Grade, que utiliza duas exposições com filtros diferentes para obter uma imagem com maior gama dinâmica e contraste. Desta forma, o fotógrafo pode concentrar-se no processo criativo sem se preocupar com as questões técnicas da temporização (que normalmente envolveram múltiplos cronómetros e de anotações manuais para se gerir o processo).

Criada pelo Paulo Bruckmann - presença habitual nos nossos meetings mensais - a App DarkTimer está disponível para iOS na App Store da Apple, e certamente que todos os fotógrafos com iPhones não se importarão de pagar os 89 cêntimos que custa por esta preciosa ajuda que evitará potenciais frustrações ao imprimirem as vossas fotos a preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)