2013/05/02

IBM Faz Filme de Animação Atómico


Poderia parecer uma primeira tentativa de uma qualquer criança no mundo da animação "stop motion" feita com pequenas esferas, mas a coisa ganha toda uma nova dimensão (literalmente!) quando percebemos que a animação que se segue foi feita manipulando átomos. A IBM há muito que vem a explorar o mundo do "infinitamente pequeno", e tem feito vários avanços ao longo dos anos. Depois de terem criado imagens estáticas compostas por átomos individuais lançaram-se à aventura de criar um pequeno filme de animação chamado "A Boy and His Atom" que acaba por ser efectivamente o "mais pequeno filme de animação" alguma vez criado.

Cada um daqueles pontos que vemos na imagem é uma molécula de monóxido de carbono (composta por um átomo de carbono e um de oxigénio) e não deixa de nos fazer sonhar com o que se conseguirá criar num futuro onde os actuais equipamentos electrónicos poderão ser reduzidos a esta escala atómica.

Actualmente, os processos de fabricação de chips electrónicos mais avançados são feitos a uma escala de cerca de 20nm (com a Intel a dizer que em 2014 deverá trazer para o mercado chips feitos em 14nm). Para comparação... um atómo de hélio tem uma diâmetro de apenas 0.1nm. Ou seja... abrem-se as portas para que os actuais chips pudessem ser uma centenas de vezes mais pequenos - tornando-se verdadeiramente "invisíveis".

... Infelizmente, basta espreitar o "making-of" (a seguir ao video), para perceber que este tipo de tecnologia ainda está a décadas de distância de sair do laboratório. Mas lá haveremos de chegar. :)




Caso estejam interessados no "making-of", aqui vai:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)