2013/05/04

Nova Play Store do Android com Botões de Update Ridículos


Já o tinha feito para as mudanças incompreensíveis na App Store da Apple... e com a chegada da nova Play Store do Google ao meu Android, é tempo de também colocar em questão algumas opções que - sinceramente - não se compreendem como terão passado por um grupo de "especialistas" em interfaces ou user experience.

O novo design está bem mais moderno e atractivo que o aspecto "loja dos 300" anterior; mas tem também o grande inconveniente de apresentar menos conteúdos (e que se torna particularmente mais frustrante nos dispositivos Android com menor resolução) - é que nem todos têm equipamentos com ecrãs FullHD, ou HD 720, ou sequer 800x480. Tal como acontece no App Store da Apple, estas novas Stores parecem ter sido concebidas para uso em tablets, e os smartphones... que se lixem.


Mas o caso mais gritante e que não tem qualquer possibilidade de explicação lógica é a nova disposição dos botões de actualização e desinstalação de uma app. Se antes estes botões tinham dimensão bem generosa e estavam em lados opostos do ecrã... reparem bem como estão agora:


Sim, estão a ver bem, não é um montagem no Photoshop: alguém no Google teve a brilhante ideia de reduzir o tamanho dos botões para dimensões que se tornam mais complicadas de acertar (mesmo em ecrãs grandes) - e como se isso não fosse suficiente - lembrou-se colocar os botões de actualizar e desinstalar colados um ao outro!

Está-se mesmo a ver que são operações em tudo relacionadas (not!) e que alguém que queira fazer o update a uma app corre o sério risco de tocar no botão de desinstalar - ou vice-versa.

Mesmo desculpando-se com o facto da maioria das pessoas provavelmente optar pelo método de "auto-update", que dispensa vir a este ecrã clicar manualmente na actualização - há sempre os casos das apps que sofrem modificações nas permissões, e que têm que ser feitas manualmente.

... Expliquem-me lá como é, por um lado se lembraram de por tudo em grande e espaçoso na nova Play Store, com prejuízo para quem tem ecrãs pequenos - e depois em algo tão crítico como isto, metem estes ridículos botões de tamanho diminuto colados um ao outro? Conseguem arranjar alguma desculpa/explicação que faça o mínimo de sentido?

3 comentários:

  1. Desculpa mas não posso concordar com o artigo, mas respeito a tua opinião claro.
    Acidentes de desinstalarem sem querer ou atualizarem sem querer não podem acontecer visto que pedem confirmação a seguir.
    Ainda fiz poucas atualizações manuais, mas nas três ou quatro que fiz consegui acertar sempre no botão, pode ser que tenha sido sorte, só o tempo o dirá.
    Esteticamente está muito melhor assim, a play store em geral.
    Os smartphones de menores dimensões, esses acredito que tenham do que se queixar, porque parece-me que foi pensado para dispositivos maiores que 3''.

    Todos os comentários que fiz parecem vindos de um fanboy, então cá vai o que acho que seja o grande podre que eu considero dos interfaces do Android.

    A falta de uma animação (de jeito) no fim das listas.
    O tradicional da Apple é bom, mas também já considero pobre nos dias de hoje.

    Animações mais uteis eram interessantes, uma boa ideia por exemplo é a do feedly. As animações dão acesso á ação mais provável do utilizador.

    No fim de um post a possibilidade de o fechar, no fim de um feed a possibilidade de o marcar todo como lido. Sempre com o mesmo gesto swipe do topo para a base, com o touch extra para o caso da confirmação de marcar o feed como lido.
    A minha sugestão, seria uma cortina estilo a das notificações mas semi transparente com um ou mais icons para ações, no caso de ser mais que uma ação teria a possibilidade de deslocação horizontal para escolher as outras opções, em vez da ridícula sombra azul .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não puderam copiar a animação da Apple no Android porque a Apple patenteou isso. E mesmo assim creio que a Apple usou essa patente contra a Samsung.

      Concordo que podiam ir buscar umas ideas ao feedly.

      Eliminar
  2. Também não concordo muito com o artigo(isto com wfvga em 3.7",sendo que o padrão já vão sendo as 4")...nunca tive problemas com os 2 botões (e faço muitas actualizações manuais porque gosto de ir ver primeiro o que trás o update) e como já foi dito se alguém se enganar ele pede confirmação e acho que a play store ficou muito mais agradável a nível visual

    ResponderEliminar