2013/05/09

Nuance FreeSpeech Verifica a Identidade pela Voz no Barclays


Embora cada vez mais se recorram às apps e websites para realizar operações, por vezes há necessidade de pegar no telefone para se falar com pessoas e serviços. Este tem sido também um vector de ataque que muitos hackers utilizam para se fazer passar pelas "vítimas" e conseguir acesso às suas contas. Não seria desejável que existissem mais e melhores formas de segurança para as comunicações por voz? Efectivamente existem, e uma delas já está a ser utilizada pelo Barclays Wealth para validar a identidade dos seus clientes ao telefone.

O sistema é da Nuance e chama-se FreeSpeech. Em vez de se recorrer à introdução de códigos ou resposta a perguntas "secretas", este sistema é capaz de analisar a voz da pessoa que faz a chamada, e verificar se realmente pertence à pessoa que diz ser. Isto acontece em poucos segundos durante o processo de conversação normal e sem necessidade de se dizerem palavras pré-definidas, alertando o operador para a confirmação da identidade... ou de que a coisa não bate certo.

É o tipo de tecnologia que no futuro poderá fazer com que os nossos smartphones apenas reajam à nossa voz e não à de qualquer outra pessoa. Mas imagino também que não demorem a surgir ferramentas de síntese vocal que pegando em amostras de voz de qualquer pessoa, sejam capazes de recriar qualquer tipo de conversação digitalmente (ou até "transformadores de voz" em tempo real que nos façam ter a voz da "vítima"). Ainda assim, numa altura em que a voz vai ganhando cada vez mais importância no panorama tecnológico e digital... são tecnologias e ferramentas que bem precisamos de ver exploradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)