2013/05/21

Opera para Android passa a versão Oficial

Já parecia prestes a tornar-se num serviço ao estilo do Google - daqueles que permanecem "eternamente" em estado Beta - mas finalmente o Opera para Android (link para Play Store) larga o estatuto beta e passa a versão "estável".

As funcionalidades são aquelas que muitos utilizadores já vinham a usufruir há alguns meses na versão beta, e que incluem o modo off-road com compressão de dados, interface que pode ser posicionado no topo ou em baixo, visualização das páginas em full screen, gestão melhorada de downloads, e muito mais.

Embora o Opera já tenha prometido adoptar o novo Blink do Google, nesta versão ainda continua a utilizar o habitual WebKit - a transição para o Blink será feita no futuro, quando esse novo rendering engine estiver pronto para ser utilizado.

Mesmo não sendo um utilizador habitual do Opera - já dei por mim a utilizá-lo por inúmeras vezes, sempre que a ligação 3G desce para níveis "2G", e onde todos os bytes poupados representam a diferença entre ficar a desesperar à espera de uma página web que nunca mais carrega... e outra que continua a ser navegável mesmo a velocidades indecentemente baixas. Nem que seja unicamente para estas alturas de emergência, o Opera é um browser que merece definitivamente lugar em todos os smarpthones.

3 comentários:

  1. orgulhosamente uso o opera há 10 anos, em smartphones.

    ResponderEliminar
  2. Esta versão não tem o link a funcionar. :(
    Para colmatar esta falha, continua disponível a versão 12.

    ResponderEliminar