2013/05/13

Samsung Prepara "5G" para 2020 com 1Gbps de Download


As redes 4G actuais já fazem repensar se não poderemos abandonar as ligações por cabo e fibra, com as suas velocidades que podem atingir centenas de megabits. Mas embora se pense que as velocidades potencialmente superiores da "fibra" - que nalguns casos já pode atingir a mítica marca do 1Gbps - sejam suficientes para manter essas ligações... isso poderá não se manter durante muito mais tempo.

A Samsung já está a testar as redes de 5ª geração (o "5G") e conseguiu demonstrar downloads a velocidades de 1Gbps! Uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento, mas que a marca acredita estar pronta para comercialização já em 2020. Claro que tal como acontece nas redes 4G... uma coisa são as velocidades teóricas atingidas em laboratórios ou em fases de teste sem outros utilizadores a usar rede; outra coisa completamente diferente serão as velocidades efectivas que se conseguirão em circunstâncias normais. Mas mesmo que se seja pessimista e se admita que só conseguiremos 20-30% dessas velocidades, estamos a falar de velocidades wireless de 200-300Mbps!

Com estas velocidades começamos a aproximar-nos de um marco que fará com que as ligações sejam "suficientemente boas" para tudo aquilo que se possa desejar, ao ponto de deixarem de ser uma preocupação ou causa para atrasos. Enviar filmes HD dos nossos smartphones para a internet? Pode ser feito em "segundos" sem termos que esperar. Descarregar um filme Ultra HD em resoluções 4K ou 8K? Pode ser feito em streaming, mesmo que estejamos sentados na praia. Enfim... deixaremos de nos preocupar com os "uploads" e "downloads" como sendo operações demoradas que nos apresentam uma barra de progresso a avançar lentamente em direcção aos 100%.

Com 1Gbps de velocidade "mobile", será que se justificará manter uma rede por cabo ou por fibra? Teremos até ao final da década para descobrir.

Só nos resta deixar ficar uma pergunta no ar... será que nessa altura os nossos operadores continuarão a disponibilizar um tráfego de dados mensal de apenas 1GB? É que a esta velocidade... poderíamos gastar o limite mensal em apenas 8 segundos.

3 comentários:

  1. Provavelmente em 2020 essa rede já estará operacional em alguns mercados pioneiros. Lembro-me de ler um artigo sobre as evoluções futuras das redes,na altura da introdução da 4G em Portugal, e que previa precisamente essa velocidade não em 5G, mas ainda sob as frequências do 4G.
    Até lá veremos o que ainda nos será anunciado como previsões de futuro e até dá "medo" pensar o que aí vem!! :)

    Sejam lá as tais redes de "Fibra em Vácuo" ou "Banda Larga Móvel Hiper/Mega rápida" a gente quer é que se acabe já no presente com as PUR's, Triple-Play e tudo aquilo que é indiciado pelos consumidores como indesejável... :)

    ResponderEliminar
  2. "mas mesmo que se seja pessimista e se admita que só conseguiremos 20-30% dessas velocidades, estamos a falar de velocidades de 200-300Mbps!"

    Os 300 Mbps foi o que Optimus diz que alcançou com o 4G Advance. Fala-se que será comercializado lá para o fim do ano.

    Se o 5G é lá para 2020, ainda vai aparecer o 4,5G, o 4,75G e o 4,9G. Ou seja, o 4G ainda tem muito para esticar.

    ResponderEliminar
  3. acredito que seja caro o tráfego de internet móvel, acredito que sejam caras as licenças das frequências, mas até que ponto se pode justificar com isso PUA's de 15GB... e apesar de achar pouco 15GB em portugal actualmente, aqui o melhor que se consegue são $35 por 10GB passando a 256Kbps; ou 20GB por $50 com $10 por GB adicional. é caro.

    sejamos francos, isso inviabiliza o facto de se dizer que o 4G ou o 5G vão ser sérios competidores aos serviços de fibra ou híbridos com docsis 3.0, onde PUA's de 300GB ou mais são suficientes para a maioria dos utilizadores.

    gostaria de ver num futuro próximo, bundles 3 play com 4G / LTE (A) onde houvesse, pelo menos tráfego ilimitado para streaming de video, como faz actualmente o meo go, tanto na rede sapo como na tmn, ou na pt wifi.
    uma aposta 4G / LTE com 3 play canais em streaming, com 60 ou mais, ilimitados na visualização, videoclube em streaming, ilimitado na visualização, voip e internet, aí sim, poderia ser concorrencial.

    ResponderEliminar