2013/05/09

Visão e Audição Aumentados Digitalmente


Por norma associamos a designação de "realidade aumentada" aos sistemas que apresentam informações sobrepostas sobre imagens reais... Mas um grupo de alunos do Royal College of Arts em Londres decidiu levar o conceito mais além, sugerindo novas formas de o usar, e expandindo-o também a outros sentidos, como a audição, com o seu projecto Eidos Vision.

Começando pela visão, o sistema é capaz de transformar aquilo que vemos, apresentando coisas como imagens "atrasadas" da realidade, ou até de ser usado para aumentar espectáculos visuais com efeitos especiais.


No som, sugerem coisas como poder estar num concerto e ter a possibilidade de se seleccionar aquilo que queremos ouvir - por exemplo, só o baterista, ou só o vocalista (ou até, quem sabe, a possibilidade de cada um poder ajustar o "mix" ao seu gosto).

Outra das áreas onde se imagina que este tipo de sistemas possa ser utilizado é no ensino, permitindo aos alunos que se concentrem melhor nas tarefas a desempenhar; assim como na assistência a pessoas com dificuldades de visão, audição, etc. que possam beneficiar de um assistente digital que lhes permita ver/ouvir aquilo que não conseguiriam.

Por agora não passa de uma experiência sem intenções de se tornar em produto real... mas parece-me inevitável que este tipo de coisas se venha a tornar comum no futuro - propiciado por equipamentos "wearable" como o Google Glass e todos as evoluções que se seguirem.


1 comentário:

  1. Eu acho que no futuro só vamos precisar de meter uns óculos desse tipo para aceder a tudo (internet, tv, telefone...). E o mais fascinante é que vamos poder ver e ser vistos pelos nossos interlocutores, como se estivéssemos a conversar no mesmo sítio... Mas antes disso, ainda vamos ter os écrans dobráveis que nos irão entreter, durante algum tempo...

    ResponderEliminar