2013/06/30

As Alternativas ao Google Reader


Chega finalmente o fatídico dia em que o Google mata o Google Reader. Um serviço de leitura de feeds RSS que poderá ser encarado pela empresa como irrelevante mas que era apreciado pelos milhões de utilizadores que o utilizavam diariamente. Uma vez que o Google se mostrou completamente indiferente aos pedidos dos utilizadores para que o serviço fosse mantido, não nos resta senão procurar alternativas.

Vamos então ver o que se arranja...


Como sempre, qualquer mudança raramente será pacífica. E para todos aqueles que pretenderem algo que seja "exactamente igual" ao Google Reader, é melhor convencerem-se desde já que nenhum dos serviços alternativos é exactamente igual. Há uns que se aproximam bastante, outros que nem por isso, mas mesmo aqueles que são mais parecidos acabam sempre por ter algumas coisas em falta que poderão causar bastantes frustrações (embora possam sempre ser um dos casos em que não utilizavam as coisas que faltam, e aí a transição fica facilitada). O mais simples será mentalizar-mo-nos de que o Google Reader está morto, e que será preciso encontrar algo de novo e diferente para o substituir. Depois do choque inicial de lidarmos com um leitor de feeds RSS diferente, quem sabe... talvez até descubramos que esse novo serviço tem funcionalidades mais interessantes que o que o Google Reader tinha - e alguns deles estão bem receptivos a ouvirem as vossas críticas e sugestões por forma a melhorarem cada vez mais.


Antes disso, relembro que o modo como cada um utilizava o Google Reader é diferente. Para uns os atalhos pelo teclado serão essenciais, para outros não; para uns as labels serão indispensáveis, para outros não; e o mesmo se aplica a tudo o resto: os modos de visualização; a pesquisa; o marcar como favoritos; o marcar como lidos por tempo; ter app mobile disponível; etc. etc. Uma coisa que irão querer fazer de certeza é exportar o OPML do Google Reader através do Google Takeout, que tem a vossa lista de feeds para que os possam importar noutro feed reader sem ter que inserir todos os feeds manualmente. Para os utilizadores mais avançados, é também possível exportar *todo* o vosso conteúdo do Google Reader (não é algo muito simples, mas... pode ser feito).

Um pormenor que se revela bastante interessante é que praticamente todos os que apresentamos a seguir têm a capacidade de importar directamente os feeds do Google Reader de forma automática.

E agora sim, as alternativas para uma vida pós-Google Reader!


Feedly

Feedly - o Feedly será provavelmente o serviço que se assumirá como grande vencedor no panorama pós-Google Reader. Anteriormente estava eliminado da minha lista de candidatos por não ter uma versão web "pura" (necessitava de uma extensão instalada no browser) - mas felizmente a equipa reviu esse ponto e agora temos um Feedly na web. Como só o estou a usar há poucos dias, ainda não posso dizer se poderá ser este a minha alternativa recomendada... mas tem boas hipóteses para que seja.


Newsblur

Newsblur - Tem um aspecto que custa um pouco a digerir de início, e tem também o inconveniente de ser pago para quem pretender ter mais que 64 feeds (ou algo por aí - mas é um valor mais que aceitável de $2/mês ou coisa parecida). No entanto, é um dos readers mais potentes que já vi - com capacidade de "treinar" o tipo de artigo que gostamos, e muitas outras coisas que... nem sei! É um dos candidatos que me tem cativado - mesmo não dando uso a todas as suas potencialidades, e tendo alguns pequenos detalhes que não me agradam (como a tecla "m" não fazer a marcação de lido/não lido como no reader)... mas que até ao momento tenho utilizado como substituto principal do Google Reader. (Podem experimentar a versão "gratuita" para terem uma ideia do que faz... mas aviso já que precisarão de um período de habituação.)


The Old Reader

Actualização: o The Old Reader vai encerrar o serviço, ficando apenas disponível para os utilizadores que se tinham registado antes do anúncio da morte do Google Reader.
Nova actualização: afinal parece que irá manter-se para todos, com apoio de uma empresa que irá manter o serviço.

The Old Reader - o nome deste não engana. Para quem procurar algo idêntico ao Google Reader, este The Old Reader será uma das primeiras alternativas a testar. O único ponto negativo é que me impede de o usar mais frequentemente é a sua velocidade. Tem dias que é razoavelmente rápido, mas tem dias em que fica bastante lento (e por vezes teimar em não ir buscar os feeds actualizados mesmo forçando o refresh).


GoRead
GoRead - este é um dos serviços que tal como o The Old Reader, pretende ser um clone muito próximo do Google Reader.


Feedspot, Commafeed, InoReader


Commafeed / FeedSpot / InoReader - mais três readers simples que pretendem cativar os recém-despejados do Google Reader e que aconselho a que espreitem.


Digg reader


Digg reader - Parece ter bastante potencial, mas por enquanto coloco-o de parte pela apresentação dos artigos ser feita no formato original em vez de a aproveitar melhor o espaço. Falta-lhe uma opção de artigos "redumidos" para além da vista completa ou só os títulos.


AOL Reader

AOL Reader - Muito interessante, mas tal como o Digg Reader para mim fica eliminado por não ter uma vista de "feed" como a que eu prefiro (novamente, tem apenas lista de títulos ou vista do artigo completo). Se não fosse isso, parece-me uma muito boa aposta e bastante rápido.


Netvibes

Netvibes - eliminei-o da minha lista por ser bastante lento com a quantidade de feeds que tenho (e a saltitar entre eles), mas tirando isso... até me pareceu bastante interessante.


Os "Outros"


Há muitas outras alternativas que por vezes são indicadas mas que não considero como verdadeiras alternativas: coisas como o FlipBoard, Google Currents, e todos os outros que transformam os feeds em pseudo-revistas digitais ou com apresentação em "cartões". Talvez para algumas pessoas possam ser viáveis (e eu próprio uso-os noutros contextos que não o "scan" rápido de centenas de notícias de dezenas de fontes diferentes).


As Recomendações

Em jeito de recomendação final, e sem verdadeira ordem a separá-los, o meu top será composto pelos seguintes candidatos, onde a decisão final caberá a cada um de vocês dependendo das vossas preferências:
  • Feedly
  • NewsBlur
  • TheOldReader / CommaFeed / InoReader / GoRead / FeedSpot

Nenhum deles será um verdadeiro Google Reader, que muitas saudades deixará - assim como uma mágoa para com o Google que irá custar bastante a superar. Mas como disse no início, esperemos que este incidente sirva como génese para um ecossistema de RSS feed readers mais saudável e variado, e que possa atrair e angariar cada vez mais interessados.

Adeus Google Reader... não serás esquecido.

18 comentários:

  1. Eu so uso o google reader no android, e neste momento estou a usar o podkicker.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o Feedly há um mês e o gReader no Android.
    Há uns dias o Feedly fez a transição da minha conta no Google Reader para a conta deles e decorreu sem qualquer problema.
    Passado uns dias o gReader adicionou suporte para o Feedly e assim voltei a poder ler feeds praticamente como antes.
    Claro que há diferenças no interface, mas nada de transcendente.

    ResponderEliminar
  3. Penso que o Tiny Tiny RSS também deveria estar nesta lista, mesmo que a sua configuração seja um bocado mais complicada e não seja para a maioria das pessoas, é sem margem para dúvidas um dos mais poderosos RSS Readers que existem no momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi, há muitas mais opções. Mas tal como não inclui nenhum feed reader "instalável/executável" também não penso que o Tiny Tiny RSS se enquadre nesta categoria de alternativas que podem ser acedidas via web sem qualquer tipo de instalações ou requisitos.

      Mas sim, o Tiny Tiny é interessante para que estiver disposto a ter uma máquina com ele instalado.

      Eliminar
  4. É realmente uma boa solução: o Feedly + Mr.Reader(iPad)
    http://lifehacker.com/mr-reader-is-a-power-users-rss-app-now-with-feedly-s-615563188

    ResponderEliminar
  5. Penso que só existe para Android (e apenas superior a 4.0) mas já usava o Press. Tentei usar o feedly por ser mais multi-plataforma mas não consigo passar por cima de algumas inconsistências.

    Link para o Press: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.twentyfivesquares.press&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS50d2VudHlmaXZlc3F1YXJlcy5wcmVzcyJd

    ResponderEliminar
  6. Para mim o NetVibes é o melhor, por várias razões:
    - controlo total nos feeds que tenho (importar/exportar)
    - possibilidade de criar vários perfis com grupos de feed distintos
    - rápido porque tenho ~170 feeds e actualiza direito (mal saiu a noticia q o Google Reader ia fechar fiz inscrição aqui, e de inicio notei uma lentidão mas como nunca mais notei isso, pensei que seria por o serviço estar no inicio)
    - sincroniza tudo correctamente e mais rápido do que o google reader
    - possibilidade de usar plugins, como calendário para séries usando uma subscrição de calendário por exemplo e muitos mais
    - fácil navegar entre noticias usando as setas do teclado ou o botão "next unread"
    - tem versão mobile
    - tem modo de gestão e modo de leitura de feeds


    Há dois ponto que pode ser considerado negativo, a interface pouco apelativa mas para mim não tenho esse problema e não ter aplicação nativa nem haver app que sincronize com o netvibes.

    Quanto ao feedly, ele tá muito bonito e tal mas é simplista de mais porque a gestão de feed's é nula, a mim mete-me terror de não poder importar ou exportar os feeds. A ideia de perder quase 200 feed's que contem toda a informação que preciso diariamente, é de cortar os pulsos. Mas lá está tem app nativa.

    Concluindo, é difícil arranjar um serviço perfeito e que agrada a todos mas para mim no global o NetVibes é quem satisfaz as minhas necessidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Feedly já tinha importação, e agora também tem exportação OPML (foi acrescentado nos últimos dias).

      Eliminar
    2. Caro Carlos Martins, penso que me está a escapar qualquer coisa... Onde está essa opcao importacao e exportacao na http://cloud.feedly.com ???
      Ja dei varias voltas a isto e nao encontro essa opcao!! Será que podias dar uma ajudinha??
      :D

      Eliminar
    3. Uiiii.... "Organize your feedly to your liking: remove the categories and websites you are not interested in. As OPML"
      Estava escondido nem reparei nisso.
      Mas a importação só poder ser feita a partir do google reader ou também não estou a conseguir ver onde está essa funcionalidade?

      Eliminar
    4. Exportação tem indo a "Organize" e tem o texto "Organize your feedly to your liking: remove the categories and websites you are not interested in. As OPML".

      Importação só vejo a opção "importe from google reader" quando se faz logout.

      Eliminar
    5. Pois, por enquanto a importação está limitada ao Google Reader, mas a genérica via OPML está prometida para breve (anunciada com a exportação para OPML: http://blog.feedly.com/2013/06/29/opml-export/

      Eliminar
    6. @PedroPetz Muito obrigado.
      Ora qui esta ela!! Estava dissimulada!! :)))
      Cool!!

      Eliminar
  7. ainda ando a testar alternativas. Entre o Feedly, The Old Reader e Aol Reader.
    Mas, e widgets para android?
    Vou ficar com um ecrã muito despido :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De todos os que experimentei, o gReader tem o melhor widget para Android na minha opinião (faz sync com o Feddly).

      Eliminar
  8. "Adeus Google Reader... não serás esquecido."
    A campa já tem perto de 110 mil flores. Claramente era um dos falecidos serviços da Google mais apreciados.
    http://www.slate.com/articles/technology/map_of_the_week/2013/03/google_reader_joins_graveyard_of_dead_google_products.html

    ResponderEliminar
  9. Comecei a usar o GoRead, mas agora pede-me um donativo...

    ResponderEliminar

[pub]