2013/06/14

CloudFlare Mirage 2.0 acelera os Sites Mobile com Imagens Super-Comprimidas



Muitos utilizadores "mobile" são fãs de browsers como o Opera (ou o mais recente Chrome Beta) por incluírem funcionalidades de compressão e optimização de dados que lhes permitem navegar mais rapidamente quando estão a usar redes mobile (e poupar valiosos megabytes, que são sempre um bem precioso na maioria dos tarifários com dados limitados).

No entanto, os responsáveis pelos sites também podem fazer algo para facilitar a vida aos utilizadores, independentemente do browser que utilizem, usando serviços como o CloudFlare que agora passa a ter uma funcionalidade bastante interessante no seu Mirage 2.0 : a possibilidade de comprimir automaticamente as imagens de um site mobile de forma a que ocupem apenas 1% do tamanho original (obviamente com qualidade muito reduzida). Desta forma um utilizador pode ter acesso quase imediato à página (as imagens são os elementos que habitualmente mais "pesam" num site), à medida que as imagens vão sendo carregadas posteriormente.

O sistema é até capaz de ajustar a compressão em função da qualidade da ligação, pelo que um utilizador numa rede 4G poderá receber uma imagem com mais qualidade do que um que esteja numa rede "2G". Para além desta compressão,  o serviço também é capaz de combinar dezenas de pedidos de imagens individuais num só, optimizando ainda mais a velocidade de carregamento de um site.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)