2013/06/02

Cyber Navi da Pioneer - Navegação em Realidade Aumentada com Partilha de Fotos


Sistemas de navegação com HUDs e realidade aumentada não são uma novidade, mas as marcas vão evoluindo cada vez mais os seus produtos. Este Cyber Navi da Pioneer não só utiliza um pequeno ecrã translúcido que apresenta as informações sobrepostas no mundo real, como têm uma câmara que permite identificar todo o tipo de sinalização e igualmente apresentar um mundo "aumentado" no ecrã do sistema de navegação, chamando a atenção para passadeiras e outras situações que poderão tornar-se críticas para um condutor distraído (tal como a distância para o veículo da frente).


Mas a parte que parece ser inovadora é outra. Muitos sistemas já utilizam informações de trânsito em tempo real... mas este adiciona uma nova vertente: tira fotografias de todos os locais potencialmente problemáticos, que depois são partilhados com os restantes condutores.

Não digam que mesmo depois de espreitarem as informações de trânsito num mapa antes de iniciarem uma viagem, não terão desejado "ver como estava" determinado troço potencialmente mais complicado - para garantir se as informações de trânsito estão mesmo actuais? Parece-me uma ideia excelente - caso haja utilizadores em número suficiente para garantir uma cobertura decente dos principais pontos durante as várias horas do dia.

... Será que no futuro teremos todos os carros a transmitir fotos e vídeos em tempo real para a internet, permitindo criar um mapa ao estilo do que temos no street view... mas em tempo real? E com coisas como o Google Glass e equivalentes, nem sequer ficaremos limitados apenas às estradas, mas sim a "todo o mundo"! É assustador por um lado... mas terrivelmente emocionante por outro. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)