2013/06/02
Dos Pixeis às Pessoas por "Alucinação"
Quantas vezes não vimos em filmes e séries de televisão, investigadores a conseguirem identificar pessoas ou veículos a partir de imagens sem qualquer qualidade? Não faltam piadas na internet sobre séries como o CSI, que conseguem fazer zoom quase infinito sobre qualquer imagem captada por um telemóvel ou câmara de vigilância. Coisas que certamente as autoridades gostariam de poder fazer, mas que na realidade não são bem como se vê nos filmes... No entanto, não significa que não se consigam fazer coisas que parecem igualmente ter saído de uma série de ficção.
Há um laboratório que diz ter criado um método de super-resolução que é capaz de identificar pessoas a partir de imagens de má qualidade que não permitem obter resultados com os métodos actuais de identificação de rostos. Usando um sistema de super-resolução, as imagem são primeiro processadas para aumentar a sua resolução, e depois usam um curioso sistema que comparam a uma "alucinação" gerada por computador, que vai testar milhares de combinações de características faciais para determinar qual seria a mais provável de bater certo com o "suspeito".
Não é um sistema completamente fiável, quando foi testado para identificar um dos responsáveis pelo atentado de Boston, no meio de 50 mil suspeitos o sistema colocou-o em 11º lugar na lista de probabilidades - mas sempre poderá ajudar a reduzir a procura entre milhares para apenas uma dezenas. (Não fossem as habituais "manias" das restrições geográficas, poderíamos ver o documentário completo aqui, onde se aborda esta e outras tecnologias que foram utilizadas na mega-perseguição aos bombistas de Boston.)
Pessoalmente (e sem descurar as potenciais aplicações nas áreas de segurança)... estou mais interessado em que as técnicas de super-resolution possam ser aplicadas a coisas bem mais "terra a terra", como por exemplo, melhorar a qualidade de imagem das fotos tiradas pelos smartphones, ou até usada para transformar um filme de DVD ou HD em filmes "4K", com melhora efectiva da sua resolução (e não um redimensionamento "burro").
À esquerda temos uma foto normal, à direitia temos a foto tirada com a mesma câmara, mas depois de ter usado mais imagens (ou frames) para melhorar a resolução.
... Talvez a seguir ao slow-motion, o YouTube possa implementar algo deste tipo para melhorar a qualidade dos videos. Sempre seria mais útil.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já q tas numa de zooms e redimensionamentos, vê o q os meninos da ML conseguiram...
ResponderEliminarhttp://blog.planet5d.com/2013/06/magic-lantern-3x-zoom-triple-every-lens-in-your-bag-new-demo-shows-how/
thanks Nuno.
Eliminar