2013/06/24

Duck Duck Go tem Crescimento de 50% pós-PRISM

Com todas as revelações que têm vindo a público sobre a espionagem que os EUA fazem sobre tudo o que se passa na internet (e não são só os EUA... alegadamente o Reino Unido faz "ainda pior" ao interceptar directamente todos os dados que passam nos cabos de fibra óptica) há quem comece a ficar bastante preocupado com a sua privacidade.

A desculpa de que "quem não tem nada a esconder nada deve recear" não faz sentido para todos os que acreditam que o direito à privacidade é um direito inalienável e que não pode ser atropelado com a desculpa de que os dados obtidos apenas são usados "para o interesse público"... Algo que também levanta questões sobre quem o quê determinam o que é interesse público - também no caso do Reino Unido, afinal as autoridades tinham conhecimento de inúmeras ilegalidades sem nada fazerem.

O DuckDuckGo é um motor de pesquisa que coloca a privacidade dos utilizadores no topo da sua lista de preocupações. E o efeito destes últimos acontecimentos já se fez notar, com a sua utilização a disparar dos 2 milhões para os 3 milhões de pesquisas diárias após o incidente do PRISM. Um aumento substancial que mostra que há quem se preocupe com a sua privacidade na internet... mas que quando colocado em perspectiva revela que continua a ser apenas uma "gota de água" no oceano que é a internet - neste caso, o Google - nem chegando a 0.7% do seu volume de tráfego.


Tal como já acontecia dantes, haverá sempre um grupo de utilizadores, milhões deles, que levará a sua privacidade bem a sério e utilizará todo o tipo de serviços que a garantam ao máximo. No entanto, a grande maioria parece continuar a não se preocupar muito com isso; ou pelo menos, continua a confiar suficientemente no Google para manter inalteradas as suas rotinas de utilização na internet.

Que tal tem sido a vossa utilização pré/pós-PRISM? Alteraram alguma coisa? Passaram a usar, ou a deixar de usar, alguns serviços devido a essas preocupações? Consideraram passar a usar emails e comunicações encriptadas "só para chatear" a NSA? E acima de tudo... caso tenham feito mudanças, serão mudanças temporárias, ou que pretendem tornar definitivas daqui para a frente?

1 comentário:

  1. estes tempo pos-prism tenho prestado mais atencao ao Ghostery e tenho desligado mais e mais servicos de tracking e ad servers, para alem do que ja fazia antes com o adblock plus.

    No PC de casa tambem passei a usar o refcontrol e outra extensao para alterar browser agent. Essencialmente estou a tentar reduzir o que passa do PC para os cookies e dai para servidores alheios.

    Deixei de usar o foursquare e servicos similares, de forma a que a minha presenca online e a fisica sejam um pouco mais dificeis de relacionar.

    Tenho alternado mais entre o google, o bing e o DDG para experimentar. os resultados sao praticamente iguais.

    Uma reflexao que tenho tido a este respeito e que quando alguem usa um iPad ou outro tablet que nao tenha o Firefox e estas extensoes, acaba por ver muito mais publicidade e por ser seguido por mais sites. o Ghostery e particularmente interessante ao mostrar tudo quanto sao ligacaoes a outros sites.

    ResponderEliminar