2013/06/02

Firefox prepara Remodelação... Inspirada no Chrome


A Mozilla está a preparar uma remodelação algo radical para o seu popular Firefox, e que poderá tornar-se um pouco polémica. É que embora por trás dessa decisão estejam explicações bem lógicas, como a necessidade de se adequar o uso de um browser às actividades actuais (hoje em dia um browser funciona quase como um "sistema operativo", onde cada janela corre um programa), na sua concretização a primeira impressão com que se fica é: mas afinal isto é o Chrome?

Por enquanto esta versão é altamente experimental e não está prevista que chegue "ao público" nos próximos tempos (fala-se que talvez só seja utilizada numa versão estável lá para Outubro) - embora qualquer um a possa experimentar caso deseje, na secção de desenvolvimento UX.

Há coisas que me parecem bem conseguidas, como o facto das tabs inactivas deixarem de estar tão destacadas e "esbaterem-se" no background; mas não compreendo porque motivo insistem em continuar a usar duas secções diferentes para os URL e para as pesquisas... É algo que hoje em dia me parece retrógrado (e me faz perder tempo sempre que uso o Firefox).

Não me parece que vá ser uma actualização pacífica... especialmente para os utilizadores de Firefox que se mantinham por lá por não gostarem do aspecto do Chrome.

11 comentários:

  1. O Thunderbird já é assim à bastante tempo.

    ResponderEliminar
  2. " É algo que hoje em dia me parece retrógrado (e me faz perder tempo sempre que uso o Firefox)."

    É uma das coisas que faz manter o FF (e não só)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim tambem... nao sei se sabes Carlos, mas na search box podes por inumeros search engines e apartir dai podes escolher qual queres usar para procurar... dai existir esta opção e ainda bem

      Eliminar
  3. A barra de pesquisas é também uma das razões que me faz usar o Firefox, porque posso adicionar pesquisas de vários sites diferentes e não só do Google. Eu, por exemplo, tenho nessa barra pesquisa do YouTube, imdb, isohunt, wikipedia e até de um dicionário. Assim, se quiser por exemplo pesquisar um vídeo no YouTube não tenho de escrever YouTube.com e depois usar a barra de pesquisa do YouTube para encontrar o vídeo, posso fazer uma pesquisa imediata no YouTube a partir dessa barra. É muito eficiente Carlos, devia experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas podes ter isso no chrome, e de forma mais simples, usando múltiplos motores de busca por meio de um atalho no teclado. Para mim é muito mais simples e prático escrever um simples "imdb" ou "YT" ou o que quiser para pesquisar nesses sites, do que ter que andar a seleccionar o motor de busca pretendido com o rato.

      (Isto para os casos em que o Google já não os vai buscar automaticamente mesmo sem atalhos definidos)

      Eliminar
    2. Não acho, acho o método do FF muito mais simples, uma coisa é carne outra é peixe, nada de misturas :P

      E para mim o grande trunfo do FF é mesmo a barra de endereços e a maneira como funciona a pesquisar o histórico e marcadores.

      Eliminar
    3. atalhos com o teclado?!? lolol, sei uns quantos do windows... agora tar a decorar mais uma batolada no chrome... balha me deus...

      ahh... até existe um add-on, Content Search, que ao seleccionar um texto, podes logo fazer a pesquisa no search engine que quiseres, desde q ele esteja na seach bar...

      Eliminar
    4. Não é "atalho" de combinação de teclas, é simplesmente escrever um prefixo que faça um search onde quiseres. Amanhã sai post a explicar. ;)

      Para mim é mais rápido e cómodo escrever duas ou três letras do que andar a seleccionar "drop downs" (mas cada um terá as suas preferências, claro.)

      Eliminar
    5. No Firefox não tens de selecionar dropdowns com o rato, basta usares Ctrl + seta para baixo/cima para mudares de search engine.

      Eliminar
  4. O metodo do firefox da barra de pesquisas é muito mais eficiente que o do Chrome.

    Prefiro a barra separada do que uma omnibar.

    ResponderEliminar
  5. A questão da caixa de pesquisa foi um dos aspectos que mais resistência me causou para mudar para o chrome.
    Actualmente uso o chrome, mas continuo a sentir falta de uma caixa de pesquisa dedicada.
    Como o Carlos diz, podemos escrever duas ou três letras, tab, e estamos a pesquisar no site. Mas temos de configurar essas 2 ou 3 letras. Além disso nunca sabemos ao certo que motores de busca temos definidos.
    Sem duvida nenhuma que a caixa de pesquisa dedicada é uma muito mais valia para o FF. isto claro, na minha opinião.

    ResponderEliminar