2013/06/26

iPhone 5S com novo CPU A7 e Dual LED Flash Colorido?


Já começaram a surgir na internet imagens do que será o futuro iPhone 5S, e que vão sendo dissecadas ao pormenor na tentativa de se descobrirem quais as novidades que a Apple estará a preparar para o sucessor do actual iPhone 5. Segundo as fotos que nos mostram o seu interior, parece que iremos ter direito a um CPU inteiramente novo (A7) em vez de uma simples remodelação/aceleração do actual A6/A6X.


O que terá de novo este A7 - isso ninguém sabe. Os números parecem indicar que o chip continuará a ter 1GB de RAM, e que o fabrico passa a estar a cargo da TSMC e não da Samsung; mas internamente, não sabemos se a Apple passará a dar uso a sistema quad-core duplo como o do Exynos da Samsung; ou então optar por um sistema como o Tegra da Nvidia, com um CPU adicional dedicado a funções de baixo consumo (a ter que adivinhar parece-me mais lógico esta última opção).

Outra novidade que poderá ser mesmo "novidade" é a inclusão de um flash duplo... com cores diferentes.


As cores que se notam nos LEDs do Flash serão bem reconhecidas pelos fotógrafos que usem flash para tirar fotografias à noite, sendo semelhante à dos filtros que se colocam em frente ao Flash. Considerando que grande parte da utilização do Flash ocorre precisamente em situações de pouca iluminação e à noite, será que a Apple se quer diferenciar das fotos tradicionalmente "flashadas" com a cor branca "fria"?

Ou será que preparam algum outro método ainda mais avançado que faça múltiplas exposições com flashes sucessivos e criem um novo "HDR" nocturno? Todas as teorias são válidas...


Outras descobertas apontam para o reconhecimento de olhos fechados e sorrisos - que poderão fazer também que as fotos em grupo com caras tristes ou olhos fechados sejam coisas do passado (coisas já habituais em muitas câmaras digitais e apps de fotografia como as que vêm em vários Android). Menos habitual será a gravação de vídeo "high-speed" a 60fps a 720p.


Se tivermos "apenas" o CPU melhorado e câmara melhorada, parece-me que o principal destaque terá que ficar a cargo do novo iOS7 - e mesmo assim iremos novamente assistir aos habituais "isto não traz nada de novo" (a que se seguirão vendas de milhões de unidades no primeiro fim de semana).

Pessoalmente, gostava de ver algo "novo-novo" (nem que fosse o sensor de impressões digitais; ou um home button com capacidade touch) - mas mesmo que o destaque vá "apenas" para a câmara, e considerando que são cada vez mais as pessoas a usar os smartphones como câmaras principais, penso que todo e qualquer avanço nessa área será sempre bem recebido (e sem dúvida que a Apple terá que se mexer nessa área para fazer frente às câmaras dos concorrentes... e isto sem ainda termos visto o novo PureView de 40+MP que a Nokia irá revelar em breve).

1 comentário:

  1. Bom mesmo era um iPhone 6 com uma tela acima de 4", mas já se vê que não irá acontecer. Pretendo trocar meus iPhone 4 e iPad 1 este ano, mas pelo andar da carruagem o telemóvel não será um iPhone... De todos os concorrentes apresentados o HTC One foi o que mais me agradou, pela qualidade de construção, som (com ou sem auriculares) e câmara, já que acho os Galaxy S excelentes aparelhos, mas com qualidade de construção duvidosa. A Sony não consegue convencer-me com o seu Xperia Z e a alternativa Nokia Windows Phone ainda parece-me muito "verde". A questão do tablet já tenho arrumada, será um iPad Mini de 128 GB (ou de 64, caso essa versão não exista), com tela retina (caso essa exista) e com 4G/3G.

    ResponderEliminar