Pronto, chegamos àquele ponto em que se torna obsoleto mais uma geração de CPUs. A partir de agora a compra de um computador passa a ser sinónimo de uma pergunta crítica: se vem equipado com a 4ª geração de CPUs Intel Core. Caso não venha, é melhor que seja mesmo um excelente negócio... e mesmo assim será sempre caso para pensar duas vezes. Os novos Intel Core de 4ª geração (Haswell) estão aí, e trazem melhorias significativas.
Se a nível de processamento não temos melhorias radicais (e sejamos francos, a geração anterior já "chegava e sobrava"), há melhorias substanciais em dois aspectos que nunca serão "suficientes": o desempenho gráfico e a autonomia.
Os novos Haswell vem com novos GPUs bastante mais rápidos, que variam conforme os modelos, mas que tornam possível jogar jogos como o Grid 2 a quase 60fps em Full HD (noutros jogos tipo Battlefield 3 não se comportam tão bem, mas... é infinitamente melhor que o que se tinha com os anteriores gráficos integrados Intel).
Mas mais importante...
É que tudo isto vem acompanhado de uma redução substancial dos consumos, e que agora conta com um novo modo de suspensão de super-baixo-consumo que permite que o sistema continue a funcionar parcialmente: tornando possível ter o computador "adormecido" mas podendo reagir a notificações que lhe cheguem da internet, ou outras coisas do género. Este modo, a par da sua velocidade instantânea de transição para outros modos, permite que o sistema possa adaptar-se continuamente às necessidades (instant-resume, por exemplo) e esticar a autonomia para níveis que poderão começar a aproximar-se dos sistemas ARM... a ver vamos (embora seja necessário ter em conta a diferença de potência de que estamos a falar!)
Enfim... é aquilo que dissemos no início: se forem comprar um computador nos próximos tempos, é melhor investirem num desta nova geração... ou garantirem mesmo que fazem um negócio absolutamente irrecusável num equipado com os Intel Core "antigos".
2013/06/02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Agrada-me a anunciada economia de até 50% da energia, mas duvido que na generalidade, nas inúmeras configurações possíveis do Hardware em conjunto, se chegue lá perto.
ResponderEliminarNada que não estejamos habituados, afinal terá sempre de haver um grande "mote" a anunciar grandes melhorias!!.
Veja-mos os testes mais à frente pelas revistas da especialidade.
Ainda assim sinto-me já obsoleto com o antigo "i7-3630QM" em menos de 7 meses!! :\
Bem o Grid 2, está bastante optimizado para intel, logo no inicio do jogo, logo enorme da Intel.
ResponderEliminarDe resto, falta de concorrência por parte da AMD, notasse-se.
No preço, no pequeno salto de performance.
Será interessante ver estes processadores nos próximos MBR.
Andava aguardar para o update ao portatil, parece que agora está para mais próximo :)
ResponderEliminarComeçaram a ser actualizados os portáteis daqui a uns 3 meses?