2013/06/08

Que tamanho teria um ecrã formado por todos os iPhones vendidos?


Não sei se acontece convosco, mas por vezes dou comigo a interrogar-me sobre perguntas "idiotas" do tipo: que volume ocuparia 1000€ em moedas de 1 cêntimo; quanto pesaria um milhão de euros em ouro; ou quanto tempo demoraria a contar todos os pixeis de um ecrã UltraHD ao ritmo de um por segundo (resposta: 96 dias!)

Mas hoje trago-vos outro cálculo absurdo... que é: que dimensão teria um ecrã formado por todos os iPhones já vendidos, colocados uns ao lado dos outros?

A resposta seria um ecrã gigante com a altura de 1.5km e mais de 860 metros de largura!


Seria sem dúvida um monumento impressionante... como se pode imaginar pelas simulações feitas nas imagens.

... E agora que sabemos este essencial facto geek, quem é que se arrisca a calcular a área que teria um ecrã formado por todos os ecrãs já fabricados até à data? Será que já daria para cobrir um continente? :)

P.S. Lá no site dos "cálculos estúpidos" há muitos outros excelentes exemplos deste tipo de contas que vale a pena espreitar.


2 comentários:

  1. Acho que ao lado estão a construir um ecrã para representar os smartphones Android. Mas não se sabe bem se é de todos os fabricados ou apenas dos que ainda são utilizados, o que reduz bastante. Também não se sabe se basta ter telefone e guardar músicas fotos e jogos, ou se é necessário ter uma assinatura de tráfego de dados, o que iria reduzir bastante. Discute-se também se deve ser só dos que tiveram actualização para a última versão do Android, caso em que ficaria muito reduzido.

    Enfim, cálculos estúpidos :)

    ResponderEliminar
  2. Têm de fazer a mesma simulação mas para smartphones Samsung. Eles são enormes, por isso devia dar um ecrã ainda maior!! héhé

    ResponderEliminar