2013/06/03

Yahoo termina serviço de Email "Classic"


Muitos utilizadores de email do Yahoo que se mantinham no serviço "clássico" para fugir ao novo serviço de email que dá autorização ao Yahoo para ler os seus emails para apresentação de publicidade direccionada irão descobrir que a partir de hoje lhes foi feito um ultimato: o Yahoo acabou com o serviço de email "classic" e incentiva os utilizadores a transitarem para o novo email e aceitarem as condições de utilização.

No caso de não o quererem fazer, a alternativa sugerida é simples: pegarem no seu email e mudarem-se para outro serviço!

Interessará relembrar que o que o Yahoo faz no seu serviço de email é precisamente o que muitos outros serviços de email fazem (com o Gmail a ser disso grande exemplo) - pelo que a "gravidade" de tal medida terá que ser analisada e pesada por cada um dependendo daquilo que espera de um serviço de email.

... E nem vou falar naquelas pessoas que potencialmente poderão achar abusivo que o Yahoo (e outros) façam isto, mas depois não têm problemas em dar o acesso ao seu email a serviços de redes sociais para que facilmente encontrem os seus amigos, ou usem app/programas de origem duvidosa para melhor gerirem o seu email.

Uma coisa é certa... para quem levar a sua privacidade mesmo a sério, o melhor é começar a usar um qualquer plugin de encriptação que faça com que os emails enviados estejam codificados e não possam ser lidos - pois começa a ser complicado encontrar um serviço gratuito que não nos faça o "favor" de ler o nosso email para nos darem uns extras nem sempre desejados.



4 comentários:

  1. Detesto receber email do yahoo.....

    ResponderEliminar
  2. As pessoas que protestam contra a falta de privacidade nestes serviços têm de se lembrar que quando um serviço é grátis, a fonte de rendimento para a empresa que oferece o serviço é o próprio cliente (isto é válido para o Ymail, Gmail, Outlook.com, Dropbox, Instagram, Facebook, etc.).
    Quem quer ter um serviço privado tem de pagar por ele, ou tem de o montar. No caso de serviços tipo Dropbox existe a OwnCould, que é software livre, mas também existe como um serviço pago, que oferece ao utilizador controle total dos seus dados.
    Se quiserem também podem montar um serviço Owncloud pessoal. Precisam de um PC ligado 24/7 (um tipo magalhães serve) a correr Linux (Xubuntu, por exemplo) e usar o serviço de DyDNS que os ISPs hoje em dia oferecem gratuitamente. O que não falta são tutoriais na net.
    No caso do email, as pessoas podem sempre comprar um domínio e/ou um host e montar um servidor de email pessoal.

    Por isso que quiser pagar, ou ter trabalho, pode ter privacidade. Quem não quiser pagar, ou ter trabalho, tem de usar a falta de privacidade como moeda de troca.

    ResponderEliminar
  3. Eu como não gosto do novo layout (funcionalidade no Opera...) ainda uso o antigo (basta reduzir a resolução para 800x600 que o layout passa ao antigo).
    Amanhã logo informo sobre o ponto de situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este link http://goo.gl/tq62E continua a dar acesso ao layout antigo.

      Eliminar