2013/07/02

App do Facebook para Android recolhe Telefone dos Utilizadores

A app do Facebook volta a ser puxada para a centro das atenções quanto ao potencial abuso da privacidade dos utilizadores - e que não ficará muito bem depois do recente caso em que alguns utilizadores poderiam ter acesso a informação privada dos seus contactos.

Embora alguns sites tenham feito logo uma "tempestade" com títulos inflamatórios e falsos (como este que diz que a App foi apanhada a roubar os contactos que temos no smartphone, e que o Android não tem gestão de acesso aos dados dos utilizadores; quando na realidade todas as apps dizem exactamente que tipo de acesso é que têm) - o que se passa é que a app do Facebook foi apanhada a enviar o número de telefone do smartphone para o Facebook - mesmo nos casos em que um utilizador nem sequer faz login na app, ou nem sequer esteja registado no Facebook.

Ora, embora se possa argumentar que tal procedimento não é lá muito ético, o que é certo é que é algo que os utilizadores deram permissão para fazer, já que nas permissões da app, entre muitas outras coisas encontramos isto:


Quem instala a app do Facebook no Android disse expressamente que lhe dá autorização para ver o estado do telefone o seu número - e até o direito a poder fazer chamadas directamente (entre coisas como gravar áudio, vídeo, tirar fotos, ter acesso à localização, aceder ao estado da bateria, arrancar no arranque do sistema, etc. etc). Tudo coisas que estão expressamente e claramente visíveis... por muito que alguns sites com certas tendências tentem fazer passar a imagem de que no Android não existe uma política de "permissões".

4 comentários:

  1. E depois existe aqueles casos aonde a app do facebook vem instalada de origem! E mesmo querendo desinstalar, não o podem fazer... :S

    ResponderEliminar
  2. Se estivesse escrito nas permições que o app pode roubar todos os créditos do usuário e repassar para a empresa seria ético por acaso? Alem do mais ninguém lê essas permições, afinal se existe uma loja é justamente para evitar esse tipo de abuso.
    Isso sem contar que:
    1) o Google ja tirou aplicativos sem motivos lógicos, só porque atrapalhavam seus gordos lucros, porque não removem essa atrocidade azul que esta violando todas as regras do Google play?

    2) isso é justamente o comportamento de um malwave, um cavalo de Tróia em sua concepção mais pura.

    É por essas e outras que não da mais pra usar mais o android.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu refiro a questão de qualquer app poder usar as permissões que lhe foram dadas para fins indevidos. Mas isso serve apenas para relembrar que o facto de existirem permissões para tudo e mais alguma coisa, por vezes não são garantia de que as apps não abusem.

      De resto, tudo o que disse aqui aplica-se igualmente a todas as restantes plataformas. Até no iOS já tivemos vários casos de apps que roubavam os dados, e passaram alegremente pela suposta "validação" da App Store (sendo que nesse caso até temos o factor de muitos utilizadores pensarem que como é "fechada" será implicitamente mais segura e aceitarem tudo o que lhes aparecer à frente).

      Como sempre, por mais sistemas automatizados que existam... a palavra final cabe sempre ao bom-senso do utilizador e à confiança que decidir dar a cada app.

      Eliminar
    2. 1) Tirando os casos em que o Facebook já vem instalado no equipamento de origem, só instala o "FaceHi5" quem quer.
      3) As pessoas não lêem porque não querem, a informação das permissões está logo ali e burro é quem não as lê, seja para esta ou para qualquer outra aplicação.
      2) O que não faltam aí é alternativas ao Android, "quem não gosta, não come".

      Eliminar