2013/07/20

Como funciona um Transístor?


Quer se perceba alguma coisa de electrónica ou não, é inevitável que mais cedo ou mais tarde vos apareça a menção de transístor à frente. Este elemento é considerado a peça fundamental de grande parte dos componentes electrónicos, e foi a sua invenção que possibilitou uma miniaturização que não tem parado desde então. Dos primeiros CPUs com alguns milhares de transístores, chegamos agora ao ponto de ter CPUs com 5 mil milhões de transístores e GPUs com mais de 7 mil milhões!

Na sua essência, um transístor funciona como um simples interruptor que permite a passagem (ou não) da corrente eléctrica, sendo essa função controlada ela própria pela corrente eléctrica presente/ausente no pino de controlo. Mas, se querem ficar a saber como funciona mesmo a nível interno um transístor MOSFET (um dos mais comuns tipos de transístor), então espreitem o vídeo que se segue.

Infelizmente não tem legendas em português, mas se tiverem dificuldades com o inglês podem sempre tentar desenrascar com as legendas em espanhol.

1 comentário:

  1. eu sou Russell jose de oliveira sou Angolano estudo no intituito de Telecomunição(ITEL)
    sou electronico gostei tanto desta aula foi uma grande ajuda para mim.

    ResponderEliminar