Quer se perceba alguma coisa de electrónica ou não, é inevitável que mais cedo ou mais tarde vos apareça a menção de transístor à frente. Este elemento é considerado a peça fundamental de grande parte dos componentes electrónicos, e foi a sua invenção que possibilitou uma miniaturização que não tem parado desde então. Dos primeiros CPUs com alguns milhares de transístores, chegamos agora ao ponto de ter CPUs com 5 mil milhões de transístores e GPUs com mais de 7 mil milhões!
Na sua essência, um transístor funciona como um simples interruptor que permite a passagem (ou não) da corrente eléctrica, sendo essa função controlada ela própria pela corrente eléctrica presente/ausente no pino de controlo. Mas, se querem ficar a saber como funciona mesmo a nível interno um transístor MOSFET (um dos mais comuns tipos de transístor), então espreitem o vídeo que se segue.
Infelizmente não tem legendas em português, mas se tiverem dificuldades com o inglês podem sempre tentar desenrascar com as legendas em espanhol.
eu sou Russell jose de oliveira sou Angolano estudo no intituito de Telecomunição(ITEL)
ResponderEliminarsou electronico gostei tanto desta aula foi uma grande ajuda para mim.