2013/07/24

Dados Mobile têm duplicado a cada Ano


Ainda ontem desabafava no Twitter sobre o total desfasamento da maioria das ofertas actuais de dados em tarifários mobile com a utilização "normal" da internet - sendo ridículos os planos que oferecem 200, 600, ou até 1000MB... quando num único dia de férias a fazer as coisas normais para vos dar as habituais notícias do dia gastei cerca de 300MB (que extrapolando para o resto do mês daria 9GB - e isto sem estar a abusar do YouTube ou a fazer "downloads") e mal sabia eu que hoje teria a confirmação oficial deste desfasamento.

Segundo um relatório da Akamai e dados da Ericsson, a quantidade de tráfego mobile tem praticamente duplicado a cada ano!

Quer isto dizer que o volume de tráfego que seria considerado normal há quatro ou cinco anos está agora completamente desfasado da realidade (poderíamos dizer que até o consumo do ano passado o está), mas infelizmente os nossos operadores parecem continuar alheados desta realidade (ou pior ainda, o fazem deliberadamente tentando facturar facilmente à custa da falta de verdadeiras alternativas).

Se me posso dar por feliz por, na maior parte do tempo, poder estar em locais com hotspots WiFi que evitam o uso de dados mobile - a verdade é que estar em férias me deu uma nova perspectiva sobre o tipo de utilização da internet que dificilmente se poderá considerar exagerada, e os consumos a isso associados (os tais 9/10GB por mês). Para quando um plano de dados a preço aceitável que seja compatível com esta realidade?

6 comentários:

  1. Basta lembrar o que fez a TMN com os novos tarifários unlimited, em que no mais barato, passou de 600MB para... 200MB!!!

    Nada como acompanhar a evolução das tendências #not

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo Carlos. Na passada semana tirei uns dias de férias e não fosse o free wi-fi do hotel estaria "feito ao bife" porque estoirei 600MB em 3 dias. É claro que as operadoras não o fazem de forma inocente. Para compensarem os tarifários "tribais" e a continuada perda de valor nas chamadas, apostam tudo no "roubo" na questão dos tarifários de dados.

    ResponderEliminar
  3. Por causa disso é que mudei para a Delight Mobile. Por 15€/mês tenho dados ilimitados. Para já estou satisfeito!

    Quanto aos restantes tarifários, acho que são ridículos.

    ResponderEliminar
  4. Boas férias!
    Por 15 € andamos com um hotspot portátil sem limite e com livre escolha do tarifário de voz...

    ResponderEliminar