2013/07/03

Google Mostra Cada vez Menos Resultados


No outro dia fiquei "chocado" quando abri o Facebook (já sabem que não sou um utilizador frequente daquilo e só lá vou de tempos a tempos) e me deparei com um ecrã dominado por sponsored posts na timeline, publicidade na coluna lateral, e incentivos para que pagasse para promover os meus posts. Aquilo que realmente deveria ver - o que os meus amigos andavam a fazer - era algo que ocupava apenas uma pequena parte do ecrã. Não sei se poderemos atribuir este fenómeno ao Facebook, mas o que me parece é que esta "doença" se está a alastrar, como comprovado por este relato que nos mostra a percentagem de ecrã que contém resultados nas pesquisas do Google.


Numa pesquisa normal podemos ter apenas 13% do espaço do ecrã dedicado aos resultados - o que se torna caricato quando se descobre que temos mais do dobro do espaço destinado a resultados patrocinados e de publicidade, e que até a área superior do Google ocupa mais espaço.


No caso da pesquisa de restaurantes, novamente nos deparamos com um ecrã que dá principal destaque aos restaurantes "patrocinados", ou a resultados que apontam para as reviews do Zagat (que pertence ao Google), e sobrando apenas 7% para resultados "reais".



Nos mobile a coisa fica ainda mais complicada, pois será necessário "esforçar-mo-nos" para conseguirmos chegar aos verdadeiros resultados: depois de ultrapassados os vários ecrãs com resultados patrocinados, os mapas, e links para o Zagat.


Cá em Portugal não temos acesso a algumas destas funcionalidades extras... e que se calhar até acaba por ser uma boa coisa, pois é menos espaço ocupado por publicidade, mas não deixa de ser preocupante ver que o Google (e não só) começam a dedicar cada vez menos espaço para as coisas que os fizeram ser o que são hoje. Por um lado é algo que faz com que as pessoas descontentes procurem por alternativas e se espalhem por outros serviços, deixando de depender tanto de um único serviço "gigante" em exclusivo - mas por outro lado é assustador ver que aos poucos vamos tendo uma visão do mundo que deixa de ser o que ele é para passar a ser o que estas empresas decidirem que seja.

7 comentários:

  1. E é por isso que eu uso Adblock e noscript (bem configurado) ;) Só me aparece a barra da procura e os resultados.

    ResponderEliminar
  2. Tudo depende do que se pesquise, no meu caso se eu colocar o que ele pôs, nem sequer aparece publicidade, noutros casos, é pá, tenho de discordar do M4X, se começamos a bloquear a pub, quem é que lhes paga? cada pesquisa custa $0.12, doze cêntimos, quando soube disso fiquei parvo.
    No mobile, aqueles cards dão um jeitaço do catano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No momento em que as empresas exageram na publicidade que usam nos seus sites/programas/intervalos/etc.etc.etc. é o momento em que eu não quero saber disso e bloqueio os mesmos.

      Não precisas de ter o AdBlock ligado em todos os sites, só nos que quiseres mesmo bloquear, só precisas de 1, 2 clicks para o fazer.

      Eliminar
    2. Melhor ainda, nem precisas de bloquear todas as publicidades, consegues bloquear só certas coisas especificas. Já fiz isso em sites que nem me importo com a publicidade pois não é excessiva mas que de vez em quando aparecia cenas de pornografia, simplesmente meto lá o rato em cima, aparece o icon para bloquear e pronto, essa pub já não aparece em nenhum site.

      Eliminar
    3. eu tenho instalado o adblock no chrome e no firefox, mas apenas está activado em alguns websites que abusam da publicidade

      Eliminar
  3. Já peguei o hábito de ignorar e avançar o olhar sobre os anúncios patrocionados, até porque muitas das vezes é o oposto à pesquisa. Já os 12 cênt. que o A.R.S. falou são uma referência, mas também é verdade que tanto é cobrado abaixo como muito acima desse valor. Uma vez vi uma reportagem no programa Capital do M6 e imagine-se só quem é uma das empresas que mais pagam à Google para promover o seu sitio oficial e colocá-lo nos primeiros resultados?... Não, não é a Coca-Cola, nem a Visa nem a PlayStation, mas sim a Rolex!. Haja dinheiro para pagar o custo absurdo pedido em cada clique no link da loja, o que é certo é que certamente não serão assim tantos e os que são provávelmente culminaram em efectivo potêncial de negócio. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu cá tenho andado a experimentar o DuckDuckGo para fazer as minhas pesquisas. Qualquer dia deixo o Google :P

    ResponderEliminar