2013/07/16

Google Renova Play Store na Web


O Google remodelou a sua Play Store na web, que passa a ter o mesmo design estreado na plataforma Android. Embora seja mais apelativo visualmente, continuamos a ter a mesma tendência para muito espaço em branco com fartura e com imagens grandes em todo o lado (os próprios icons das Apps são "gigantes"), o que poderá não agradar a todos - se tiverem centenas de apps instaladas, preparem-se para fazer muito scroll até chegarem onde quiserem.

É um interface claramente orientado para uma utilização "touch", em tablets e touchscreens... o que vai de encontro às tendências actuais do mercado - mas que parece deixar esquecido todos aqueles que ainda usam (e querem continuar a usar) as coisas à "moda antiga", onde seria preferível a apresentação de informação de forma mais compacta e condensada, permitindo uma mais fácil gestão de maior volume de conteúdos.

Seria assim tão descabido permitir que a lista de apps fosse apresentada numa lista mais condensada que permitisse ver mais apps por "página"? Para além de que a insistência no formato de "cards" para as apps continua a ter um detalhe que a mim me irrita profundamente: a de não permitir ver o nome completo de qualquer app (ou livro, etc.) que tenha mais de uma dezena de letras no título. Depois, digam-me lá como conseguem distinguir rapidamente entre uma app que se chame "App XPTO Turbo GTI Pro" e "App XPTO Turbo GTI Pro Free", caso a versão paga esteja em promoção igualmente a custo zero...

Sim, temos que clicar em ambas para ver qual é... coisa que não me parece que seja a solução ideal em 2013, altura em que alguns tablets já têm resoluções bem superiores a Full HD, e que parecem servir para apresentar cada vez menos quantidade de informação - mesmo quando é informação que se deveria considerar essencial.

Mas, pior ainda, será o facto da lista das nossas Apps não se limitar a apresentar as Apps que temos instaladas, mas sim todas as apps que alguma vez instalamos - incluindo todas aquelas que já desinstalamos - sem forma de se saber quais estão realmente instaladas, e em que dispositivos (caso tenham mais que um equipamento Android associado à vossa conta). E desta vez o Google parece não querer saber as nossas opiniões, pois nem sequer incluiu a habitual opção de enviar feedback.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)