2013/07/29

KaleidoCamera Mostra o Futuro da Fotografia e Video com Lente Lightfield Multiespectral e mais ainda

As câmaras fotográficas, quer sejam analógicas ou digitais têm permanecido praticamente inalteradas ao longo das décadas. Só muito recentemente têm surgido alguns sistemas que nos fazem repensar o que será possível fazer, como se viu no caso das Lytro, que permitem fazer coisas como refocar a imagem em qualquer ponto depois da fotografia ter sido tirada, ou até alterar ligeiramente a perspectiva para criar um efeito tridimensional.

Esta KaleidoCamera usa o mesmo princípio de funcionamento, mas usando um sistema de lentes e filtro que lhe permite ser aplicado a uma câmara digital SLR convencional.

O princípio é que em vez de simplesmente se focarem os raios de luz num plano, se consigam gravar mais informação sobre eles, como a sua direcção, que depois permitirá fazer todo o tipo de "brincadeiras" por meio de processamento digital.

Nesta KaleidoCamera vai-se até mais além pois é possível usarem-se diferentes filtros para diferentes funcionalidades, como a captação de imagens HDR, de informação sobre a polarização, imagens multiespectrais, ou light-field.

... Não se surpreendam se daqui por uma décadas tivermos tudo isto integrado nas câmaras de qualquer smartphone (ou smartwatches), permitindo-nos ver o mundo de forma completamente diferente. Só pedia mesmo é que também incluíssem visão térmica, pois é uma das que - pessoalmente - mais gostaria de ter (para poder espreitar as fugas de calor/frio em casa, por exemplo).






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)