2011/06/23

Lytro - Fotografias Re-focáveis


O mundo da fotografia, cujos princípios se mantêm praticamente inalterados desde a sua origem, está prestes a sofrer uma revolução. Usando câmaras analógicas ou digitais, uma coisa é certa: quando pressionam o botão do obturador para capturar o momento, essa imagem ficará gravada, para o bem e para o mal - e não são raras as vezes em que em vez de imagem ficar focada no ponto que vocês pretendiam, a máquina decidiu focar o infinito, ou vice-versa... Que vos parece a possibilidade de poderem refocar a foto no ponto que desejarem, mesmo depois de a terem tirado?

É isso mesmo que será possível com estas máquinas fotográficas da Lytro.

Em vez de captar simplesmente a luz que chega ao sensor numa única direcção (focada), as câmaras da Lytro usam o que eles chamam "lightfield capture", com informação sobre a direcção dos raios de luz que chegam ao sensor.

O resultado é o seguinte:

(podem clicar em diferentes pontos das fotos, para que a imagem fique focada nesse ponto)






Impressionante, não?
Agora só falta saber quanto irá custar uma destas câmaras - que por agora apenas se sabe que irá custar entre $1 e $10000 (esperemos que não fique nos $9,999! :)

Até lá... divirtam-se a ver a galeria de imagens refocáveis da Lytro.


4 comentários:

  1. João Sousa23/6/11 17:32

    Sou o único a pensar na máquina Esper do Blade Runner?

    ResponderEliminar
  2. Não sei porquê mas cheira-me a vaporware

    ResponderEliminar
  3. Um dos fundadores esteve no Buzz Out Loud a dar uma entrevista e "focou" vários pontos interessantes, entre os quais:
    -A tecnologia pode ser aplicada a qualquer equipamento que tenha um sensor e lente, não importa o tamanho, ou seja, desde DSLR a smartphones.
    -A tecnologia (e penso eu, máquinas) vai ser lançada oficialmente ainda em 2011.
    -Querem fazer algo que seja acessível a toda a gente, pelo que os preços não deverão ser proibitivos.
    -A tecnologia permite também fazer e ver 3D, com ou sem óculos, mesmo a partir de fotos que foram capturadas com a tecnologia Lytro ainda antes de terem implementado o algoritmo 3D.

    Quem quiser ver ou ouvir a entrevista, pode ir a http://www.cnet.com/8301-19709_1-20074139-10/buzz-out-loud-1497-lytro-is-the-camera-of-the-future-podcast/?tag=mncol;title

    ResponderEliminar
  4. Pelo que me lembro de ter lido sobre isto há algum tempo, era usado um sistema de microlentes sobre os pixeis, à semelhança dos filtros "bayer" que permitem captar uma imagem a cores.
    A questão é que isso reduz a resolução efectiva - por exemplo, sendo necessário um bloco de 4x4 pixeis (cada pixel captando a luz de uma direcção ligeiramente diferente, graças à sua microlente).
    No entanto, com os sensores actuais a chegarem aos 8, 10, 12, e mais Megapixeis, parece-me que isso passa a ser "irrelevante".

    ResponderEliminar