2013/07/02

MagicPlay quer ser um AirPlay Open-Source para Todos


Um dos sistemas que facilmente impressiona qualquer pessoa, é a facilidade com que num dispositivo iOS podemos enviar músicas e vídeos para equipamentos compatíveis usando o AirPlay, sem necessidade de quaisquer configurações complicadas. Basta abrir uma App, seleccionar o "destino" pretendido, e já está.

A DoubleTwist e a Qualcomm aliaram-se para criar este MagicPlay que pretende fazer o mesmo para qualquer equipamento Android, e que é open source, para que qualquer fabricante e developer o possam utilizar. A grande questão é que para tal sistema ser bem sucedido terá que ser adoptado por um número suficiente de parceiros para que se possa tornar num "standard" efectivo - e não se ficar por ser apenas "mais uma" das muitos milhares de formas existentes de o fazer, mas todas diferentes e proprietárias.

Bem sei que temos o DLNA que também permite fazer coisas idênticas, mas ou eu tenho muito azar ou então aquilo tem muito que evoluir (para evitar problemas de conflitos com codecs não suportados, buffering de conteúdos, e sei lá que mais.) A ideia é, se estamos a ver ou ouvir algo no smartphone, então terá que ser possível enviar isso instantaneamente para outro dispositivo, sem esse tipo de preocupações. Seria bom se este MagicPlay tivesse boa adopção; mas seria muito melhor que o Android passasse a ter algo do género implementado de raiz no próprio sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)