2013/07/04

Mercado dos Seguidores Falsos no Twitter continua a Aumentar


Sempre que se cria qualquer tipo de serviço, há quem rapidamente se dedique a explorá-lo (e a ganhar dinheiro à sua custa). No caso do Twitter, há um florescente negócio de venda de seguidores falsos, sendo que praticamente todos os utilizadores já terão recebido mensagens "spam" a dizer que podem facilmente somar alguns milhares de seguidores às suas contas... mediante um módico pagamento, claro.

É pena que o Twitter não dedique um pouco mais dos seus recursos a encerrar estas contas falsas (deixando que sejam os utilizadores a fazer o serviço braçal de ter que reportar todos os casos de spam que vão encontrando), permitindo que estes serviços prosperem e ofereçam modalidades cada vez mais avançadas, como comprarem seguidores de uma suposta região geográfica ou cidade específica, ou contas falsas que não serão detectadas como falsas. Se até aí não parece haver grande problema - quem quiser encher o ego com milhares de seguidores falsos que na realidade nada contam para o efectivo valor da pessoa, e que estejam dispostos a pagar por isso, força - o problema é que em muitos casos estas contas falsas se baseiam na conta de pessoas reais, a quem roubam as descrições e informações, para tentarem parecer mais "reais".

Portanto ficam todos avisados... se calhar têm alguns "clones" vossos a fazerem o papel de spam bots ou de seguidores falsos a passear pela internet sem saberem. Às tantas até são suficientemente descarados para usarem as fotos do vosso perfil, o que baralharia ainda mais as pessoas que forem alvo destas técnicas - e que erradamente até podem pensar que estão relacionados com o que se passa.

Vamos lá ver se o Twitter começa a dedicar um pouco mais de atenção para evitar que isto fique fora de controlo.

1 comentário:

  1. Mas a culpa é das pessoas que só gostam de seguir quem tem muitos seguidores e desconfiam de quem tem poucos... Eu até acho que essas pessoas merecem ser enganadas

    ResponderEliminar