2013/07/28

Novo Nexus 7 muito mais rápido que o Anterior


Mau seria se um novo modelo de um dispositivo tão popular como o Nexus 7 do Google fosse pior que o original, mas com o novo Nexus 7 a começar a chegar às mãos de alguns utilizadores é bom verificar que não é esse o caso. O Google tinha anunciado melhorias de cerca de 80% a nível do CPU, e pelos benchmarks parece comprovar-se que o novo Nexus 7 tem praticamente o dobro da potência do original.

Potência essa que é bem vinda, e que ainda assim permite que o mini tablet do Google tenha uma autonomia bastante alargada (9h a ver vídeo) e sem esquecer que este equipamento conta agora com um ecrã de 1920x1200.

Um aspecto igualmente curioso e que poderia estar a causar alguns receios - considerando que o Nexus 7 original tinha alguns problemas quanto à velocidade de acesso à memória Flash - era precisamente a velocidade do sistema de armazenamento. E felizmente, parece que Google e Asus estavam atentos às críticas, e o novo Nexus 7 comporta-se também muito melhor nesta área:


As velocidade de leitura e escrita sequencial passaram de 12/11 MB/s no original para 58/16 MB/s; enquanto que as velocidade de leitura e escrita aleatória passam de 5/0.45 MB/s para 11/0.8 MB/s, e igualmente com o dobro das IOPS (operações por segundo).

E desta vez não deveremos ter problemas de lentidão com o uso intensivo da memória, pois o Nexus 7 suporta o comando TRIM que mantém o desempenho das memórias flash (fazendo ciclos de "optimização" das memórias de forma automática). E... igualmente importante, é que esta funcionalidade irá chegar também ao Nexus 7 "antigo", com a actualização para o Android 4.3. Portanto, se andavam desesperados com a velocidade da memória flash no vosso Nexus 7, aguardem mais um pouco pois a solução está a chegar.

3 comentários:

  1. Mas mas os dois NX7 têm o mesmo processador tegra?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o novo tem um CPU anunciado como sendo um Snapdragon S4 Pro, mas que parece ser um Snapdragon 600 ligeiramente underclocked.

      Eliminar
  2. Já se sabe quando vai estar à venda em Portugal?

    ResponderEliminar