2013/07/20

O Segredo das Micro Pens USB


No outro dia falei-vos de uma micro Pen USB de tamanho super-compacto, que poderá ter levantado alguma curiosidade quanto à forma como seria possível enfiar uma quantidade de memória - que tradicionalmente obriga a pens bastante maiores - num dispositivo de tamanho tão reduzido.

O nosso leitor Nuno Cardoso descobriu o mistério, pois ao tentar tirar uma pen idêntica da ficha, ela acabou por se abrir, revelando o segredo da sua construção:


Ao que parece, estas pens ultra reduzidas recorrem simplesmente a... cartões microSD. Cartões esses que ficam alojados na parte da ficha USB que habitualmente é desaproveitada para o batente de plástico que serve para impedir que a ficha seja colocada ao contrário.

Portanto... está o mistério resolvido, e assim evitamos a tentação de abrir estas pens para ver como são feitas (e esperemos que este fenómeno da "abertura acidental" não seja frequente! :)

1 comentário:

  1. Pois... a minha micro PEN de 16GB do autorádio deixou de ler adequadamente, e depois de ler este artigo, lá me arrisquei a desmontar a mesma... confirma-se o cartão de memória MicroSD (de classe2)sendo que a sua orientação é contrária ao exemplo apresentado (180º).

    Meti o cartão num Adaptador MicroSD para SD e lá reanimei o dito cujo, que já considerava morto!!!

    ResponderEliminar