2013/07/26

Polícia no Reino Unido pode ficar com o vosso Smartphone na Fronteira (se lhes apetecer)


Não admira que por vezes pessoas como Edward Snowden se "passem da cabeça" e decidam vir a público falar dos abusos cometidos pelas autoridades. Se viajarem até o Reino Unido não se admirem se algum polícia que não engrace com a vossa cara vos confiscar o vosso smartphone na fronteira podendo aceder ao que muito bem entender - fotos, documentos, emails, etc. (e podendo manter uma cópia por tempo indeterminado).

Como sempre, estão em causa os sempre interessantes poderes ganhos à custa da guerra contra o terrorismo, e onde os presumíveis direitos das pessoas passam a ser preteridos em função da suspeita de um qualquer indivíduo em vez de se regerem por condutas éticas que possam ser controladas. Já existem leis idênticas que permitem que as autoridades possam confiscar e aceder aos conteúdos de um smartphone de qualquer pessoa em solo britânico... mas para isso terá que haver suspeitas sólidas e o indivíduo terá que ser preso antes que tal possa acontecer.

Mas nas fronteiras, o Reino Unido parece mais interessado em se sujeitar a infelizes incidentes de pessoas "normais" que passarão a ter histórias de terror sobre agentes que se lembram de lhes estragar as férias e a estadia em solo britânico - do que admitir que este tipo de lei dificilmente terá algum resultado prático.

Talvez seja tempo de se começar a considerar a instalação do TrueCrypt nos smartphones, mantendo todos os dados de forma encriptada e segura (se bem que logo de seguida virá o argumento: se estão tão preocupados em esconder os vossos dados, serão certamente "terroristas"!)

Se George Orwell fosse vivo estaria certamente em pânico por ver muitos dos receios que descreveu nas suas obras literárias estarem a concretizar-se quase "ponto por ponto".

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nos aeroportos ingleses são uns chagas do piorio, mas acho que ainda não chegaram ao ponto de "Não vou com a tua cara, passa para cá o telemóvel para sacar os dados".

    Pelo menos no "Listen to the People" não há lá cenas dessas.
    http://listentothepeople.co.uk/airline-complaints/london-heathrow-lhr-complaints.html

    P.S. Só lá me ficaram com um canivete suíço desses dos mais pequenos (que, ainda assim, era chave de parafusos e "alavanca do progresso" (saca cápsulas)), o que me deixou chateado. Mas agora nas queixas vi que tinham sacado a um sujeito o frasquinho do líquido para limpar lentes de contacto, por causa de não se poder transportar líquidos. O coitado teve que viajar com as lentes embaciadas. Esse é que deve ter ficado bem chateado com os gajos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se pode cheirar, o Listen to the People também denuncia o abuso das novas tecnologias o_0
      http://listentothepeople.co.uk/soapbox/560-ryanair-to-charge-for-farting.html

      Eliminar