2013/07/05

Projecto Double Fine no Kickstarter sofre Atrasos


Mais uma vez se demonstra que as boas intenções nem sempre resultam naquilo que se está à espera. O projecto do jogo Double Fine de Tim Schafer, que fez enorme sucesso no Kickstater batendo recordes e angariando mais de 3 milhões de dólares, é apenas mais um a juntar-se à maioria de projectos que vai sofrendo atrasos e mais atrasos, fazendo desesperar muitos dos que investiram no projecto.

O jogo, que entretanto mudou de nome para Broken Age, pretendia ser um simples jogo de aventuras point and click ao estilo que os fãs de Tim Schafer bem conhecem e apreciam; mas quando o valor angariado superou amplamente as expectativas, a equipa parece ter perdido o rumo que tinha traçado. Segundo o próprio Tim Schafer, terá expandido demasiado o âmbito do jogo, causando estes atrasos sucessivos, que ainda nos deixam sem uma data previsível para a conclusão do mesmo.

O "problema" é que mesmo que a equipa não venha a lançar nada do que foi prometido, não haverá recurso legal para que vejam o seu dinheiro de volta - como está bem expresso no site Kickstarter, ao se financiar um projecto estamos a aceitar o risco de que tal poderão não ser concretizado; e no caso de videojogos - e deste projecto em particular - todos os investidores passam a agora a sentir na pele o que sofre um produtor de jogos que vê uma equipa andar em círculos continuamente sem trazer "cá para fora" um produto final.

Compreensível ou não, o facto é que estes incidentes poderão afectar seriamente outros projectos futuros de outros proponentes, pois depois de se terem "escaldado" num projecto, será mais difícil que os potenciais investidores voltem a olhar para outros projectos com a mesma confiança que tinham originalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)