2013/07/18

Twitter passa a Censurar Imagens "Inapropriadas"


O Twitter decidiu aventurar-se no perigoso mundo da "defesa dos bons-costumes" e passar a censurar conteúdos considerados inapropriados para defender os seus utilizadores. Felizmente, trata-se apenas de um filtro que actua como pré-aviso de que o que se segue poderá ser pouco apropriado, e que embora fique activado por omissão, permite que facilmente e rapidamente se desactive (ao contrário do Tumblr que decidiu fazer desaparecer todos os conteúdos considerados "indesejados" dos resultados das pesquisas, fazendo com que só possam ser encontrados por quem já os conhecer).

Embora este tipo de sistemas possa parecer benéfico à partida, com o intuito de defender as pessoas mais "sensíveis" de conteúdos chocantes ou inapropriados para a sua idade, o principal problema é que se trata de uma função que não cabe a um serviço deste tipo. É que começamos logo com um pressuposto complicado... o que é que se poderá considerar "inadequado"?

Segundo o Twitter, a imagem que se segue é inapropriada e meritória de censura:


Para além disto poderíamos considerar que mesmo imagens consideradas chocantes para algumas pessoas, poderão não o ser para outras (um médico interessado em seguir casos de doenças, poderá querer ver um stream de fotos que seriam chocantes para a maioria das pessoas, mas úteis para si).

E nem vamos entrar na questão da pornografia e dos jovens - acham mesmo que seria um qualquer setting que separaria um adolescente de um conteúdo que queira realmente ver? Neste caso está a um toque ou dois de distância, mas nem que se tratasse de uma opção soterrada sobre dezenas de menus complicados, eles deixariam de lá chegar se o desejassem - e se não tivessem acesso ao que querem neste serviço, passariam a usar outro que o permitisse.


A questão principal é que não se pode aceitar que sejam estes serviços a decidir o que é adequado ou apropriado para cada um. Ainda mais no caso do Twitter, onde cada pessoa segue expressamente e unicamente quem muito bem entender. Se alguém colocar conteúdos inapropriados, bastará deixar de seguir essa pessoa e/ou bloqueá-la. Embora se possa discutir se a sociedade actual atravessa também uma crise educacional, será bom relembrar que há aspectos que melhor são deixados a cada um - sob pena de estarem a abrir uma autêntica caixa de Pandora que é insustentável, impraticável e, acima de tudo, que não tem qualquer resultado prático efectivo.

1 comentário:

  1. Obviamente os filtros de imagens/fotos são automáticos. O Twitter não tem pessoal suficiente para andar a examinar todas as fotografias. Até ficarem afinados os filtros dão asneira, como na imagem do post. Apesar da "gaja" estar atrelada ao ginga, estão ambos vestidos.

    Já no caso do Facebook, os mamilos estão proibidos. Sempre achei graça a esta foto em que os joelhos se confundem com mamilos e por isso foi censurada :)
    http://www.huffingtonpost.com/2012/11/27/facebook-censors-picture-elbow-breast-boob_n_2198223.html

    ResponderEliminar