2013/07/16

Utilite - um PC ARM de $99 que corre Ubuntu e Android


Os CPUs ARM usados nos equipamentos mobile tem melhorado substancialmente o desempenho a cada nova geração, pelo que faz cada vez mais sentido pensar neles como alternativas viáveis para usarmos em "PCs" tradicionais. E é isso mesmo que faz este Utilite, um computador de tamanho super compacto equipado com um CPU ARM Cortex-A9 (single, dual, ou quad-core) a 1.2Ghz, pode ter até 4GB de RAM DDR3, um SSD mSATA, WiFi n e BT 3.0 (com ficha para antena exterior), HDMI e DVI, duas portas Gigabit Ethernet, 4 portas USB 2.0, uma porta USB OTG, saídas de áudio analógica e digital, microSD, e até duas portas série!


Este pequeno computador não tem problema em suportar dois monitores com resoluções de 1920x1200 @ 60Hz, e tem descodificador por hardware para vídeo Full HD 1080p H.264, VC1, RV10 e DivX.

Porque motivo o deverão considerar? Ao contrário dos pequenos dongles ARM, aqui temos um sistema que conta com RAM com fartura e um SSD, que o torna num autêntico "PC" capaz de correr sistemas como Ubuntu, Android e outros "Linux", com muito maior liberdade do que os sistema que se ficam pela utilização de memória flash num cartão de memória e 512MB ou 1GB de memória RAM.

Para além disso, com consumos que oscilam entre os 3 a 8 watts, torna-se bastante interessante para quem procure um PC para ficar sempre ligado sem que isso pese desmesuradamente na conta da electricidade ao final do mês. Este Utilite vai ter preços a começar nos $99, e com um pouco de sorte irá demonstrar que um PC já não precisa ser obrigatoriamente um caixotão que gasta dezenas ou centenas de watts.

[via fanlesstech]

1 comentário: