2013/08/02

Android Device Manager permite localizar e apagar remotamente equipamentos roubados


Não há falta de apps "anti-roubo" que permitem localizar e bloquear smartphones e tablets Android no Google Play; mas a verdade é que muitos utilizadores nem se lembram de as utilizar... até já ser tarde demais. Há muito que se pedia que esta funcionalidade viesse "de origem" nos Android, e parece que finalmente o Google nos vai fazer a vontade com a chegada - prometida para este mês - do serviço Android Device Manager.


Usando este serviço será possível fazer tocar remotamente o equipamento, que tocará com o volume no máximo independentemente de estar em modo silencioso ou  volume reduzido - ideal para o encontrarmos quando sabemos que ele tem que estar em qualquer lado mas não damos com ele; poderemos ver a sua localização em tempo real num mapa; e em último caso, poderemos também fazer-lhe um reset completo para apagar os nossos dados. O tipo de funcionalidades básicas que se esperam de um serviço de deste tipo.

Quanto a mim só fica a falta uma única funcionalidade básica, que seria bloquear remotamente o equipamento com uma mensagem à nossa escolha no ecrã - que seria o passo intermédio antes de sermos obrigados a apagar o aparelho. Mas, compreendo que o Google opte por cumprir apenas as funções básicas estritamente necessárias, e deixe tudo o resto a cargo das apps que existem dedicadas a esse efeito (como aquelas que tiram fotos remotamente para podermos ver por onde anda o nosso smartphone).

8 comentários:

  1. Nada melhor que nexus 4 com root. E impedir o botão que permite desligar o telemóvel de desligar... Assim mal notamos que perdemos o telemóvel basta procurar um PC por perto e localizar o telemóvel...
    Não estou a ver quem encontra um telemóvel a ir a correr abri-lo para o desligar xD

    ResponderEliminar
  2. Google copies Find my iPhone with new ‘Android Device Manager’ goo.gl/fb/wQMr2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode ser sempre a Apple a copiar os outros

      Eliminar
    2. Deviam era ter copiado o resto das funcionalidades do Find my iPhone

      Eliminar
    3. Não conheço o Find My "iCoiso" e esta app ainda nem sequer foi lançada, pelo que poderá trazer mais algumas funcionalidades do que aquelas que foram agora reveladas.

      Para além do mais concordo com que o Carlos diz no último parágrafo do artigo, já existem boas apps que fazem este serviço a preços bastante acessíveis ou até mesmo de borla.

      Eliminar
  3. "A vida de um estranho que roubou o meu telemóvel"
    Pelo vistos foi roubado no Dubai. Tinha ativa a função de upload automático de fotos que o ladrão não desativou.
    http://lifeofastrangerwhostolemyphone.tumblr.com/



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi roubado em Ibiza e o Carlos já tinha falado sobre o assunto:
      http://osvelhotesdosmarretas.com/2013/07/smartphone-roubado-continua-enviar.html

      Eliminar
  4. Acho bem porrada nos gatunos!

    ResponderEliminar