2013/08/26

Apgnasm quer Popularizar os PNG animados

É bastante caricato que numa altura em que se tem acesso a tanta tecnologia, há certos aspectos que continuam a ser feitos de forma "pré-histórica". Veja-se o caso de quem pretende distribuir pequenas imagens animadas, e que continua a ser forçado a utilizar o antiquado formado GIF (que suporta imagens animadas embora com bastantes limitações, como um máximo de 256 cores e transparência de apenas de um nível).

Existem alternativas mais recentes e avançadas, como é o caso dos APNG (PNG animados), que expandem as capacidades para 16 milhões de cores e transparências graduais - mas que infelizmente tardam em ser aceites de forma global (Firefox e Opera suportam estes APNG, o Chrome necessita de uma extensão, e outros browsers... nem por isso). E para além disso, as ferramentas para a criação de PNGs animados também são pouco amigáveis para os utilizadores comuns, em comparação com as que existem para a criação de GIFs animados.

Este apngasm no Kickstarter  quer mudar isso, consciencializando as pessoas para a utilização deste formato, criando ferramentas que facilitem a criação das mesmas, e - espera-se - conseguir sensibilizar os criadores dos vários browsers para que adicionem suporte para os APNG.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)