2013/08/28

App de TV da Time Warner Cable para a Xbox não conta para Tráfego


Nos EUA vamos ter um novo caso de colocar a "internet neutrality" à prova. A Time Warner Cable lançou uma app para a Xbos 360 que permite aos seus cliente ver centenas de canais de TV, sendo que o tráfego gasto por essa aplicação não será contabilizado.

Uma oferta curiosa considerando que os planos de acesso à internet que disponibiliza aos seus clientes são ilimitados - e portanto, não faz qualquer sentido estar a descontar tráfego de um plano que supostamente é ilimitado. Curiosamente, por lá utilizam uma técnica diferente: os clientes que aceitarem ter tráfego limitado (5GB ou 30GB por mês) recebem descontos de $8 e $5 na mensalidade.

Os operadores têm fugido às questões da net neutrality, refugiando-se na desculpa de que isto são ofertas de TV e não de internet... mas parece-me ser mais que evidente que o objectivo é começarem a criar a habituação de que existirão serviços que irão consumir dados que não contam, e outros que vão consumir dados que contam - sendo um pequeno passo para o cenário de pesadelo em que começarão a propor preços diferenciados para aceder a diversos serviços da internet: quer aceder ao YouTube, são mais $10; se quer visitar o Facebook são mais $5 por mês, etc. etc.

Esperemos bem que as entidades reguladoras clarifiquem rapidamente esta questão, e que sirvam de exemplo ao resto do mundo.


Por cá, também temos um caso semelhante, do serviço Music Box, cujo tráfego não conta para os clientes da TMN/PT. Algo que poderá ser bastante apreciado por eles, mas que é igualmente um mau prenúncio para um futuro onde se deseja que os dados sejam tratados de forma igual independentemente da sua origem, destino, app utilizada e tipo de informação que transportam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)