2013/08/02

Apple compra Passif para tornar possível o iWatch?

A Apple junta mais uma nova aquisição ao seu portfolio de empresas de electrónica, e mais uma vez parecem ser evidentes as suas intenções para o futuro. A Passif é uma pequena empresa especializada em chips de comunicações de tamanho reduzido e muito baixo consumo, o tipo de tecnologia que será vantajosa para inúmeras aplicações... mas particularmente interessante para equipamentos onde o peso e volume seja de importância fundamental - como um smartwatch.

Havendo rumores de que a Apple não estaria satisfeita com a autonomia que seria possível espremer do "iWatch" utilizando a tecnologia existente, esta aquisição poderá significar que a Apple ficou convencida quanto às potencialidades das patentes e tecnologia desenvolvida pela Passif. E uma vez que num smartwatch a autonomia se torna bem mais crítica que num smartphone (para além do tamanho muito mais reduzido, não será tão conveniente colocá-lo a carregar ao longo do dia como se pode fazer com um smartphone quando estamos perto de um PC) esse será um factor com grande peso para o sucesso ou insucesso deste tipo de dispositivos! Afinal... comprariam um smartwatch cuja bateria nem desse para chegar ao final do dia?

Igualmente interessante, a Passif tem patentes de sistemas comunicação ultra low power que dispensam bateria, onde são as próprias ondas de rádio que alimentam o receptor (ao estilo NFC). Se isso será alguma vez posto em prática, criando um smartwach que terá sempre energia desde que esteja perto de um smartphone ou tablet... isso é que teremos que esperar para ver - mas sem dúvida que poderia ser interessante livrarmo-nos da preocupação de ter que carregar múltiplos dispositivos, se um deles pudesse aproveitar a energia do outro (pelo lado negativo, não se poderia usá-lo de forma independente, obrigando a que se andasse sempre com o equipamento principal por perto).

Vamos lá ver o que sai dos laboratórios de desenvolvimento da Apple... e se teremos algo de inovador face aos smartwaches que vão surgindo, como o Kreyos Meteor (cuja ronda de angariação termina daqui a sete dias, tendo superado largamente o objectivo inicial).

1 comentário:

  1. Viva

    Ora aqui está o PRINCIPAL problema a resolver num SW.
    De todos os que já viram a luz do dia, não se fala da sua autonomia..., e essa omissão não será por acaso...

    Quem descobrir a "pólvora", ganhará a guerra...

    ResponderEliminar