2013/08/02

Apple Corrige Vulnerabilidade do iOS Desconfiando dos Computadores


No início de Junho ficamos a conhecer uma nova vertente de ataque no iOS que utilizava um micro-computador disfarçado de carregador USB que podia infectar iPhones. Um utilizador que pensasse estar apenas a recarregar o seu iPhone num local público poderia estar inadvertidamente a injectar conteúdos maliciosos no seu aparelho, que ficaria sob controlo dos atacantes. Isto era possível porque os dispositivos iOS confiavam implicitamente em todos os computadores a que fossem ligados.

A Apple já tem uma solução para este problema, lançada na mais recente versão beta do iOS7 e que ficará disponível para todos quando for lançado publicamente, mas que poderá surpreender alguns pela sua simplicidade. Em vez de uma complicada correcção, a solução da Apple foi simplesmente alertar o utilizador quando liga o seu iPhone a um computador (um pouco à semelhança do que o Android faz, que nos pergunta se queremos usar a ligação para transferir dados, ou apenas para carregar o smartphone) - perguntando se quer confiar no computador a que está ser ligado, ou não.

É a prova de que nem todas as soluções precisam ser "high-tech" para resolverem o problema. (Embora isto me estrague os planos de comercializar um cabo anti-virus para carregar iPhones e iPads... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)