2013/08/15

Comunicação Wireless sem Baterias graças às Emissões de TV


Temos visto alguns projectos que nos mostram as vantagens da electricidade sem fios, e também outros que abordam a questão da energia "roubada" do ambiente. Hoje trago-vos mais um destes exemplos, em que pequenos módulos electrónicos são capazes de comunicar entre si sem necessitarem de baterias, usando apenas a energia transmitida pelos emissores dos canais de televisão.

Embora este tipo de sistemas esteja bastante limitado quanto à quantidade de energia que consegue captar (e tem disponível para o seu uso), há inúmeros casos em que essa energia é mais que suficiente, tornando-se muito mais vantajosa do que a utilização de baterias que - inevitavelmente - se esgotam (no pior momento possível). No caso apresentado, vemos pequenos módulos que poderão servir como cartões de pagamento, capazes de funcionar autonomamente entre si, sempre sem depender de baterias. Mas é referido que poderiam igualmente ser utilizados em sensores, ou sistemas integrados em todo o tipo de items (como chaves, óculos, etc) que actuem como lembretes anti-esquecimento caso se afastem deles demasiado - e que ao contrário das tags actuais, não precisariam de pilhas.

Sem dúvida que as aplicações são imensas, e não posso deixar de pensar no que será possível fazer-se caso se venham a criar equipamentos werable ultra-eficientes que gastem tão pouca energia que possam ser alimentados por sistemas deste tipo. Seria o fim do problema da autonomia em dispositivos pequenos e leves... pelo menos enquanto estivéssemos numa zona com boa "cobertura" dos emissores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)