2013/08/28

HTC prepara mobile OS específico para a China


Parece que a HTC se quer voltar para a China para encontrar os lucros de que tanto necessita, e para isso está a preparar um novo sistema operativo mobile criado especificamente para o mercado chinês. Não se sabe ainda se este sistema operativo será algo completamente novo e criado de raiz pela HTC (ou aproveitando o código open-source Android), ou uma alteração do interface (como tem feito com o HTC Sense) que continuará a ser essencialmente um Android.



Considerando a situação em que a HTC está, custa-me a acreditar que se aventurassem a criar algo completamente de novo. Não por falta de capacidade técnica - uma vez que a HTC já tem bastante experiência no que diz respeito a modificar o Android a seu gosto - mas sim pelo facto de dificilmente se poderem separar do Android. Seria suicídio imaginarem que iriam atrair developers para uma nova "App Store" para a sua plataforma separada.

Por outro lado, há ainda que considerar que este tipo de opção pode também originar consequências indesejadas. Quando a Acer mostrou interesse em fabricar smartphone com um sistema chinês baseado em Android, o Google rapidamente puxou dos galões dizendo que se tratava de uma versão do Android "não-compatível" e que a Acer melhor faria em reconsiderar as suas intenções (com a ameaça implícita de: "ou eles, ou nós!") Portanto, não me parece que a HTC se sujeitasse a ficar em posição idêntica... a não ser que estivesse disposta a cortar relações com o Google.

Muito provavelmente, este projecto acabará por ser apenas um "HTC Sense" concebido especificamente para o mercado chinês, e com integração dos serviços que por lá são mais populares.

Seja como for, espero bem que a HTC tenha sucesso nas suas intenções, pois seria uma grande perda ver este fabricante desaparecer do panorama mobile.

1 comentário:

  1. Então a coisa na China está: Android 79% do mercado de smartphones no 2º trimestre, iOS 14,2%, e os restantes 4%.

    Não há chance absolutamente nenhuma de HTC criar um SO próprio só para entrar na bulha dos 4%.

    Agora, se o Governo chinês se metesse ao barulho e quisesse um "Android (fork) chinês" a coisa mudava de figura. De vez em quando fala-se disso, quando há bulha com a Google.

    ResponderEliminar