2013/08/30

Ouya vai Premiar dois Jogos Fraudulentos no Kickstarter?


A pequena consola Android Ouya que se tornou possível graças ao Kickstarter anunciou recentemente um programa para promover o desenvolvimento de jogos, e para isso disponibilizou $1 milhão para igualar os montantes angariados por jogos no Kickstarter. Ou seja, se um projecto de criação de um jogo tiver conseguido angariar $50,000 dólares, a OUYA investirá o mesmo valor no projecto (em troca de um período de exclusividade para a consola).

Mas já seria de esperar que quando se trata de dar dinheiro, rapidamente surgem alguns "inteligentes" em busca do lucro fácil e alguns dos jogos que estão prestes a receber dinheiro levantam bastantes suspeitas. É que são jogos onde milagrosamente surgiram apoiantes que pagaram vários milhares de dólares em poucos dias (com 17 deles a darem uma média de $4000 dólares cada) - e onde num dos casos nem sequer se deram ao trabalho de disfarçar muito o caso, com apoiantes com nomes como "Mona Lisa", a Dorothy do Feiticeiro de Oz, e até uma mulher que está dada como desaparecida desde 2011.

Sem dúvida que é uma técnica interessante: cria-se um projecto chamativo, estabelece-se o valor a atingir, se não se estiver a chegar lá, coloca-se o dinheiro que falta... e depois a Ouya duplica-nos o saldo. Simples, barato e eficaz. E uma vez que a Ouya paga 25% do valor logo à partida, em muitos casos isso poderá já ser suficiente para que nem sequer se dêem ao trabalho de concluir o jogo (embora provavelmente lhes compense fazê-lo, para receberem o resto do dinheiro... embora não haja qualquer garantia quanto à real qualidade do jogo).

Ou então, podem sempre recorrer à boa velha táctica de enviar SMS para serviços de valor acrescentado sem o consentimento dos utilizadores.

4 comentários:

  1. Obviamente baseado no artigo tendencioso do The Verge.. que desde o início tenta destruir todas as propostas do Ouya...
    Cara.. agora pense comigo.. existe a possibilidade de esses apoiadores não quiserem ser identificados (o que é óbvio).. isso não é uma ideia tão absurda...
    O que importa é o jogo ao final.. que parecem promissores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alan, espero bem que eles consigam esclarecer a coisa, mas se fores espreitar vês que a origem da notícia dada no Verge é a Joystiq e outro site que foi investigar a progressão do valor dos projectos.

      Mesmo a desculpa de que sejam apoiantes anónimos é bastante suspeita quando inclui a tal mulher que estará desaparecida desde 2011 - mas mesmo ignorando-se isso tudo, não me digas que achas normal ter um projecto para um jogo indie onde milagrosamente surgem mais de uma dúzia de pessoas a contribuir mais de $4000 cada.

      Mas o tempo se encarregará de esclarecer a coisa e vamos ver o que estes jogos conseguem fazer pela Ouya.

      Eliminar
    2. Ok, muito obrigado pela resposta.

      Mas olhe o que toda essa desconfiança ocasionou.. No mínimo desnecessário.. uma pena...

      http://www.polygon.com/2013/9/6/4702564/elementary-my-dear-holmes-kickstarter-suspended

      Eliminar
    3. @Alan

      Acreditarei quando vir o jogo concluído... Depois de tais tácticas suspeitas não é por enviarem um relato a dizerem que foram "vítimas de pessoas que enviaram milhares de dókares" que passam automaticamente a inocentes.

      Aliás... se não houvesse motivos para suspeitas o próprio Kickstarter não teria suspendido o projecto, não?

      Eliminar