2013/08/08

Projecto AOSP sofre revés com abandono do seu Líder


Jean-Baptiste Quéru é um nome bem conhecido de todos os que acompanhavam o Android Open Source Project (AOSP) e que dava um rosto bem humano a este projecto. Infelizmente, este senhor habitualmente pacato e bem humorado parece ter chegado ao limite da sua paciência para lidar com as politiquices de bastidores, e anunciou publicamente o seu abandono do AOSP.

Sem entrar em detalhes específicos, Quéru mencionou que estava frustrado por estar à frente de um sistema operativo onde nem sequer poderia apresentar o home screen num dos seus próprios equipamentos de referência por falta de suporte para o GPU - e que está farto de levar com as culpas de algo que ele não está autorizado a corrigir e para o qual chamou a atenção há muitos meses atrás.

A guerra continua a ser a mesma de sempre que os apoiantes do software open-source tão bem conhecem. Embora o AOSP pretenda ser um Android Open-source, continuam a haver algumas partes essenciais - nomeadamente nos drivers de acesso aos componentes de hardware - que alguns (a maioria!) dos fabricantes se recusam a revelar ou partilhar. Neste caso em concreto, a "culpa" é atribuída à Qualcomm, que parece ter uma política intransigente quanto a isto, e que tem sido recorrente sempre que se trata de um equipamento Nexus com os seus chips (Nexus One, Nexus 4, e o novo Nexus 7) - e como é habitual, não falta sequer uma petição para tentar fazer a Qualcomm reconsiderar.

Infelizmente, sendo uma questão que apenas preocupará uns poucos milhares de interessados, parece-me que pouco fará para afectar uma empresa que vende milhões de chips. É uma dura lembrança de que o software open-source não só tem que se preocupar com constantes ataques de pseudo-patentes de software, como muitas vezes acaba por continuar algemado a outros elementos que são capazes de deitar por terra até os projectos com boas intenções.

Certamente o AOSP irá continuar... mas se nada mudar, o seu responsável seguinte continuará a estar severamente limitado quanto ao que poderá fazer, tal como aconteceu com Jean-Baptiste Quéru.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)