2013/08/03

Redutor Planetário Impresso em 3D


Uma das vantagens de se ter uma impressora 3D à disposição, é a de permitir tornar realidade todo o tipo de coisas que habitualmente apenas podemos ver em desenhos ou vídeos. Para aqueles que gostam de elementos mecânicos, torna-se num verdadeiro poço infindável de divertimento, possibilitando que se criem coisas como este redutor planetário que nos mostra os mesmos princípios que encontramos numa caixa de velocidades. Um redutor planetário permite que se modifique a velocidade de rotação de um eixo, permitindo que tenham uma caixa onde, por cada volta que dêem no veio de entrada tenham meia volta (ou o dobro, ou qualquer outra relação) no veio de saída.

São engrenagens interessantes... mas acho que seria ainda mais interessante imprimirem uma das peças que provavelmente mais confusão causará na mente de muitas pessoas: a de um diferencial! :)

E como exercício, vejam lá que tal se safariam se tivessem que inventar um mecanismo que transmitisse potência a duas rodas, mas que permitisse que uma delas pudesse movimentar-se a velocidade diferente da outra... Não é coisa fácil, pois não? (Para a semana dou-vos a resposta.)

1 comentário:

  1. Around The Corner (1937) How Differential Steering Works :)
    https://www.youtube.com/watch?v=yYAw79386WI

    ResponderEliminar