2013/09/30

Investigadores tiram fotos de alta qualidade com lentes de baixa qualidade


Tirar fotografias de qualidade por vezes parece uma tarefa impossível. Mesmo com câmaras de alta qualidade muitas vezes continuamos a interrogar-nos porque motivo não conseguimos tirar fotos idênticas às de outros fotógrafos... e depois começamos a perceber que o "segredo" está na lente.


Facilmente se percebe que por muito importante que seja o sensor de uma câmara, este apenas consegue fazer aquilo que a lente que lhe faz chegar a imagem lhe permite fazer. Mas uns investigadores não se deixaram intimidar por isso, e recorrendo à magia do processamento digital de imagem, mostram-nos como é possível obter imagens de alta qualidade mesmo quando se usam lentes de baixa qualidade com um só elemento.

Para focar uma imagem convenientemente e sem distorções, as lentes têm múltiplos elementos ópticos para compensar e corrigir esses fenómenos, aumentando a sua complexidade e custo. Aqui, os investigadores usam apenas uma lente com um único elemento, medindo o seu factor de "distorção", e posteriormente aplicando processamento digital que recupera a imagem original.

As diferenças são substanciais:


Claro que este sistema será de menor utilidade quando se utilizam lentes de qualidade (que já pouco terão a melhorar) mas considerando a quantidade de câmaras - como as dos smartphones - que têm que lidar com lentes de fraca qualidade, só nos resta esperar que este processo rapidamente seja adoptado pelos fabricantes para que até nos modelos económicos se possam ter fotos mais atractivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)