2013/09/16

Jovem Português compra Servidor do Wikileaks no Ebay... usando a conta do pai


Para muitos pais, um dos maiores receios será pegar no smartphone ou tablet e ver que os seus filhos gastaram alguns euros a comprar apps ou compras in-app. Mas isso não se aproxima do que este pai terá sentido quando descobriu que o seu filho licitou $33,000 dólares - cerca de 25 mil euros - para comprar um servidor do Wikileaks que estava à venda no Ebay.

O pai está agora a tentar anular a compra, que foi feita usando a sua conta do Ebay mas sem o seu conhecimento, e justifica o acto do filho de 17 anos como sendo devido à sua atracção por teorias da conspiração. Teorias essas que teriam que ser levadas bem a sério, uma vez que este servidor poderá em tempos ter guardado informação "secreta" mas neste momento já não tem qualquer tipo de dados, nem será possível recuperar nada dos seus discos que foram sujeitos a métodos de limpeza segura.

Da primeira vez que tinha lido a notícia de que um jovem português tinha comprado este servidor, pensei que o tivesse feito conscientemente e apenas por motivos históricos... Infelizmente, não é esse o caso e quem está agora sujeito a um grande "leak" no seu orçamento familiar é o seu pai. Esperemos que a compra possa efectivamente ser anulada, e que este jovem tenha aprendido a lição de que futuras incursões práticas (e dispendiosas) no campo das teorias da conspiração deverão ser feitas única e exclusivamente à custa dos seus próprios rendimentos - ou quando muito, ver se tem sorte num dos muitos sites de crowdfunding.

Qualquer dia é melhor começar a usar um sensor de impressões digitais para validar todas as compras de valor superior a um determinado valor. ;)

1 comentário:

  1. Alguém deveria perguntar ao pai a razão do filho ter acesso à sua conta no Ebay...

    ResponderEliminar