2013/09/15

Just a Reflektor - Brinca com os Efeitos no Chrome


O Just a Reflektor é um videoclip interactivo dos Arcade Fire que nos mostra a potência dos browsers actuais (neste caso, o Chrome), permitindo que o utilizador controle em tempo real os efeitos aplicados usando a sua webcam ou rato.

Os fãs dos Arcade Fire certamente ficar-se-ão por aí... mas para nós o que nos interessa mais é saber como este tipo de coisa pode ser feita, e nem de propósito, a equipa do Google que ajudou no projecto disponibiliza-nos uma Chrome Experiment onde podemos brincar com todos esses efeitos.



É incrível o que se pode fazer dentro de um browser, com múltiplas camadas de vídeo sobrepostas, efeitos aplicados em tempo real, e ter total controlo sobre o que se passa (mesmo com o interface a requerer alguma exploração e habituação até se começar a perceber o que se está a passar).



Este tipo de tecnologia mostra-nos que seria muito possível ter um editor de vídeo de qualidade profissional a funcionar dentro de um browser e com toda a potência da "cloud" a ajudar quando necessário. Por agora, o YouTube tem apenas um editor de vídeo bastante básico... mas olhando para este projecto, espero bem que alguém no Google esteja a trabalhar num editor de vídeo bem mais potente. Afinal... depois de terem tratado da edição de fotos no Google+, o tratamento e edição de vídeo é uma das coisas que fica a faltar para quem quiser poder depender totalmente de um Chromebook com Chrome OS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)