2013/09/05
PayPal simplifica os pagamentos nas Lojas Física
Há muito que critico aqueles que defendem o NFC como sendo a solução para os pagamentos digitais. Se é para se inovar nos pagamentos, então que seja feito de forma verdadeiramente inovadora e que seja mais simples e funcional, em vez de se limitar a substituir a passagem de um cartão pela passagem de um telemóvel. E é isso mesmo que o PayPal está a fazer com a sua nova app.
Com esta nova app, a funcionamento será conhecido de todos os que costumam fazer check-ins nos sítios onde estão. Ao abrir a app surgem automaticamente os estabelecimentos nas imediações. Depois só têm que seleccionar o que querem e podem fazer um pagamento com um simples gesto de swipe. Nada de códigos, nada de ter que passar o smartphone na caixa.
No caso de haver promoções ou descontos, tudo fica tratado automaticamente sem terem que se preocupar com nada. Finalmente, fazer um pagamento passa a ser simples e sem necessitar de nova tecnologia que ano após promete que vai ser "a melhor coisa do mundo".
A app do Paypal não é perfeita, e tem ainda bastante por onde melhorar (há partes com design ao estilo iOS7, outras ao estilo antigo), e a nível dos pagamentos nos restaurantes recorre a um método ainda algo rebuscado em que é impresso um talão com um código para confirmar o vosso pagamento (em vez de utilizar o sistema das lojas onde podem pagar dizendo apenas o vosso nome).
Mas, demonstra bem que o futuro dos pagamentos digitais passa pela simplificação e evolução do sistema, em vez de simplesmente se procurar nova tecnologia para replicar aquilo que já se tinha.
Só temos que esperar é que o PayPal não acorde mal disposto um dia e nos congele a conta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O que não percebi muito bem foi... Que sistema de autenticação usa?
ResponderEliminarPelo post quase me deu a entender que o nível de segurança é nulo e que mal fique sem telemóvel qualquer um pode gastar o meu dinheiro do paypal na maior das comodidades!
Também fiquei na dúvida acerca da segurança.
Eliminar