2013/09/06

Ping combina email com Instant Messaging


Se estão fartos de saltitar entre o email e apps de instant messaging, porque não tentar algo de novo? Algo que faz aquilo que talvez seja o mais lógico, e que surpreendentemente parece nunca ter sido tentado antes - ou pelo menos, não o tinha sido desta forma: espreitem o Ping.



De aparência simples, a app parece-se com qualquer outra app moderna de email, oferecendo a possibilidade de "silenciar emails" por determinado tempo, caixa separada para emails menos importantes, etc. Mas se falarem com outra pessoa que também tem a app instalada, a coisa transforma-se radicalmente, passando a ter um aspecto de programa de mensagens instantâneas, permitindo partilhar mensagens, fotos, vídeos, voz, de forma fácil e imediata... mas que na verdade continuam a ser emails.

Embora possa estar a ser um bocado ambicioso demais... consigo imaginar um futuro onde as redes sociais fiquem ultrapassadas por apps como este Ping. É que para mim, o email continua a ser a única e verdadeira forma universal de comunicar na internet. Qualquer que seja a rede social que usem, há-de haver sempre alguém que não a usa nem quer usar, e não faz qualquer sentido deixar essa pessoa "de fora". Com mais um jeitinho, apps como esta permitirão que os emails possam fazer tudo aquilo que se faz numa rede social, sendo que apenas precisam de ser apresentados de forma "agradável" como aqui acontece para que as pessoas nem precisem saber como funciona nos bastidores.

(De certo modo o Google quase tem feito algo do género, ao permitir ver e responder a coisas do Google+ directamente do Gmail na web; mas o que se desejava era precisamente evitar a existência de todo o G+, apostando apenas no Gmail. E agora com a separação do Gmail e dos Hangouts, parece-me que a visão do Google é desagregadora em vez de integradora.)

O Ping irá ficar disponível no próximo dia 18 de Setembro, e por enquanto parece que é apenas para iOS.


[via verge]

1 comentário:

  1. A própria Google chegou a apresentar uma abordagem ao polinómio EMAIL+SMS+WIKI+SOCIAL com a poderosa ferramenta WAVE e deu no que deu, o esquecimento! Isso sim, era inovador e com um potencial enorme para o trabalho colaborativo com as suas actualizações em tempo real. Infelizmente, por vezes, o que é bom não tem "share" suficiente...

    ResponderEliminar