2013/09/16

Siri deixa de ser Beta no iOS7


A Apple parece estar confiante que, dois anos após o seu lançamento no iPhone 4S, a Siri é um serviço que finalmente passa a merecer a classificação de produto estável e sai da fase "beta" que permitia desculpar as suas eventuais falhas. Anúncio que por cá continuará sem fazer grande sentido, uma vez que todos os rumores de que a Siri se prepara para perceber português continuam por concretizar - fazendo com que os utilizadores nacionais tenham que falar para os seus iPhones em inglês ou... não tirar partido disso.

A Apple removeu todas as referências a "beta" nas páginas da Siri, e os utilizadores do iOS7 dizem que a Siri está mais rápida que nunca, respondendo sem hesitações (e agora com várias vozes à escolha e com sonoridade mais humana). Coisa que poderão ajudar a dar mais uso à interacção por voz. Eu pessoalmente tenho vindo dar cada vez mais uso às perguntas por voz no Google Now no Android sempre que quero pesquisar alguma coisa enquanto estou no PC e não quero "abrir outra janela" - assim como fazer conversões de medidas, câmbios, etc. E faço-o no Google em vez de usar a Siri porque o reconhecimento de voz falha menos vezes e quase sempre consegue detectar correctamente tudo o que digo, mesmo com sotaque "manhoso".

O que me assusta mais é que embora a Siri possa sair da fase beta, este iOS7 que a Apple diz estar finalizado (e será disponibilizado publicamente já no próximo dia 18), me parece estar ele próprio em fase beta. Pelo menos, não passa um dia em que não me depare com alguém a queixar-se de algo de estranho com os seus iOS7. Por muito que os fãs da Apple queiram ser tolerantes... estou mesmo muito apreensivo com a reputação do iOS poder dar um grande trambolhão com este iOS7 - e mesmo que a Apple se apresse a lançar correcções de emergência, será caso para perguntar... não deveria isso já ter sido feito durante o desenvolvimento?

Actualização: para ajudar a confirmar a minha teoria... Apple já está a preparar o iOS 7.0.1, 7.0.2, e o 7.1.

6 comentários:

  1. Tenho o IOS 7 GM instalado num Ipad 2 e num Iphone 5 e até agora só tenho a dizer bem. Tenho mesmo a clara impressão de que a transição vai ser muito pacífica. Com excepção de pequenas falhas de formatação em algumas janelas de algumas apps, certamente por ainda não estarem preparadas para o iOS 7, ainda não encontrei nenhum bug digno de nota.

    ResponderEliminar
  2. Tenho alguma experiência em frequentar os fóruns da Apple para encontrar solução para um bug ou ou outro (em vários anos foram realmente poucos).

    Tirei três conclusões:
    - uma é que são aos "miles" o pessoal a mandar bitates - se não teve o problema, já leu sobre alguém que teve, se não foi aquele foi outro parecido, já lhe aconteceu não sei quê e já fez não sei quê. Enfim até encontrar alguém que teve de facto o problema e encontrou uma solução que se possa reproduzir e que de facto funcione é procurar agulha em palheiro.
    - outra é que de facto há bugs individuais ou quase individuais, que afectam algumas pessoas mas não a generalidade;
    - e outra é que quem tem jailbreak (como é o meu caso) às vezes não actualiza tão facilmente o iOS.
    Uma solução que me pareceu sempre a mais eficaz - voltar a instalar o iOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este já me dura há quase um ano...
      https://discussions.apple.com/thread/4330766?start=0&tstart=0

      Eliminar
    2. Esse é atípico, só tem uma página. Quando sair o iOS 7 quem passado uns dias pesquisar por "iOS 7 wifi problem" encontra umas dezenas de páginas. O que impressiona é que em 9/10 dos comentários não tinham o problema, não o resolveram, mas dão bitaites e "retwitam" os comentários de outros.

      Mas já que falei em jailbreak e actualizações, um dos problemas que tive numa actualização foi com o WiFi. Estou convencido que o jailbreak+tweaks em alguns casos interferem com a actualização e criam problemas. Não me admirava que o "misterioso" desaparecimento da "barra de estado" de um link que tens no post fosse o resultado de um tweak que existia. Aquilo que referi como "reinstalar" é de facto restaurar a partir de uma cópia de segurança (não confundir com restaurar como novo, que perde as apps instaladas, exceto as que vêm com o iOS, os respectivos dados e as definições ). Foi a forma de resolver o problema do WiFi.

      Eliminar
    3. Infelizmente tem bem mais, está é partido por n threads diferentes. De qualquer forma, é daquelas que chateia o utilizador (neste caso *eu*) e que ninguém deveria ter que aturar.

      Muito me irritam aqueles que à colocação de um problema respondem: "ah, mas a mim não me acontece." Porreiro para eles; quem tem os problemas agradece em saber que os outros não o têm. ;)

      Mas a questão é que num iOS, fechado e sob o controlo da Apple, não há justificação para que um iOS de raiz tenha comportamento diferente de outros. Claro que ninguém está imune a bugs e nenhum sistema é perfeito... mas quando se fala de bugs tão "básicos" que demonstram que algo vai mal no iOS e se vai arrastando por anos, não me inspira confiança nenhuma quanto à qualidade da sua programação.

      Eliminar
  3. Pela primeira vez temo que a qualidade do ios não esteja ao nível que nos foi habituando

    ResponderEliminar