2013/10/23

Actualização para iOS 7.0.3 expande VF para Vodafone


A Apple já disponibilizou mais uma actualização para o iOS7, continuando a corrigir erros e a adicionar novas funcionalidades. Com o iOS 7.0.3 fecha-se a porta a mais uma vulnerabilidade que permitia ultrapassar um ecrã inicial bloqueado com código, e há novidades na área da segurança...

Para além da correcção destes bugs de segurança e do iMessage, esta actualização corrige também o problema da calibração dos sensores no acelerómetro (esperemos que resolva o caso nos iPhones 5S), resolve uma situação que causava que a voz da Siri e do VoiceOver fosse de qualidade reduzida, a opção para reduzir os movimentos no interface agora actuam sobre os efeitos e as animações, as pesquisas no spotlight voltam a ter opção de pesquisa na web e wikipedia, e o Safari passa a ter um gerador de passwords para que possam criar passwords seguras quando têm que se registar nalgum site.


Aliás, esta parte das passwords fica agora integrada com o iCloud Keychain, que permite gerir e manter sincronizados todos os vossos dados de registos, passwords, números de cartões de crédito, etc. entre os diversos equipamentos iOS e Mac. Será algo que poderá ser interessante para que utilizar exclusivamente as plataformas Apple, mas para quem não o fizer... lá se vai a vantagem, e terá que andar manualmente a entrar no iCloud para descobrir a password de determinado serviço sempre que quiser fazer login noutro equipamento "da concorrência".


Por último, um detalhe algo ridículo, mas que me chateou:


Em vez da identificação da rede Vodafone surgir de forma condensada com o VF P como acontecia anteriormente, com o iOS 7.0.3 passa a surgir por extenso ocupando muito mais espaço na barra de estado no topo. Bem sei que é um preciosismo, e que não tem qualquer efeito funcional real... mas, eu sou fã das coisas condensadas, e não preciso de ter um vodafone P a ocupar mais espaço do que é dedicado aos indicadores do sinal 3G/4G/Wifi.


No lockscreen torna-se ainda mais caricato, pois nem sequer tem espaço para apresentar o nome todo e ficamos com este lindo "vodaf...".

Com a resolução actual que temos nestes equipamentos, não seria melhor apresentarem o logotipo do operador?

Infelizmente, os métodos que havia para modificar o icon/nome do operador sem recorrer a jailbreak parecem já não funcionar no iOS7. Se alguém souber de algum método que funcione... por favor que me diga.

2 comentários:

  1. O meu comentário anterior deve ter-se perdido!

    Alguém sabe como funciona o Keychain e se funciona também no Chrome?

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente acho que visualmente ficou mais bonito o Vodafone P do que o VF P mas isso já são gostos... De facto poderia era em vez do vadafo... passar para uma letra mais pequena de forma a ocupar menos espaço.

    ResponderEliminar