2013/10/15

Google quer saber mais sobre os teus hábitos Mobile


Seria de pensar que o Google já soubesse tudo o que há para saber quanto ao que fazemos com os smartphones Android (e não só); mas, por algum motivo quer saber ainda mais e recompensar aqueles que aceitem partilhar esses dados.

Parece que está para chegar um serviço chamado Mobile Meter - para Android e iOS - com o qual o Google pretende monitorizar que apps são utilizadas, assim como os hábitos de utilização da internet. Por enquanto o Google não comenta, pelo que não se sabe exactamente que tipos de dados o Google pretende recolher (nem qual o seu destino), nem tão pouco que tipo de "recompensa" o Google irá dar a quem aceitar partilhar esta informação.

O que se sabe é que será algo feito de forma voluntária e que terão que ser os utilizadores a dizer expressamente que querem  participar neste programa - nem outra coisa seria de esperar, considerando todos os processos que decorrem assim que se suspeita que haja algum "abuso" neste tipo de situações, e com o Google a não se poder dar ao luxo de ficar "mal visto" perante a opinião pública (nem a dos Tribunais, quer certamente aproveitariam a oportunidade para "mandar recado" que já não se pode tolerar esse tipo de comportamento.)

No fundo, vai de encontro ao que já disse por várias vezes: admitindo-se que a privacidade já não existe, a única coisa lógica que sobra é que esses dados sejam recolhidos e tratados com total transparência e, se for o caso, que se seja justamente compensado por isso.

1 comentário:

  1. Olá Carlos,

    Desconfio que seja uma resposta à compra da Onavo por parte do Facebook. A Onavo tem duas aplicacoes para smartphone (Onavo Count e Onavo Extend) que têm grande popularidade. A primeira serve de mobile meter (como o 3G WatchDog, entre outros) e a segunda serve para comprimir dados e assim poupar o plano de dados. Tanto com uma como com outra, a Onavo consegue ter uma percepção do quais as aplicações mais usadas e quanto se gasta em cada uma (em média). Para quem nunca usou esta segunda aplicação, recomendo vivamente! Poupo à volta de 50 MB por mês, o que não é nada mau ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar